Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23202
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dc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
dc.contributor.authorGomes, Américo Gabriel Costa.-
dc.date.accessioned2013-04-08T15:54:09Z-
dc.date.available2013-04-08T15:54:09Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.citationGomes, Américo Gabriel Costa - Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação. Coimbra, 2013por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23202-
dc.descriptionDissertação do mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.por
dc.description.abstractO mercado do vinho em Portugal não é em termos académicos e nomeadamente em termos de segmentação de mercado, muito estudado. O que se propõe fazer com este trabalho é segmentar os compradores de vinho em Portugal em função dos benefícios / critérios que eles consideram na decisão de compra. Estudos como este permitirão às empresas de vinhos melhor definir estratégias de marketing. A nível académico, salienta-se que a literatura actual tem partido de um leque muito estreito de critérios para segmentar os compradores, pelo que o estudo pode também ter aqui algum valor acrescentado. Tendo como base um inquérito, no qual se exploram os critérios de compra de vinhos, começou-se por utilizar a análise factorial para identificar uma estrutura mais simples por detrás de mais de 20 critérios de compra de vinhos. Seguidamente, através da análise de clusters hierárquica, agruparam-se os compradores em função dos resultados da análise factorial, que permitiu identificar uma estrutura de critérios de compra simples e que se traduziu em 6 grandes critérios de compra. Com a aplicação da análise de clusters, evidenciou-se a existência de 4 clusters com perfis diferenciados em termos de critérios de compra consideradospor
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSegmentaçãopor
dc.subjectMercado dos vinhospor
dc.subjectAnálise de clusterspor
dc.subjectConsumo de vinhopor
dc.titleSegmentação dos compradores de vinho : uma aplicaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6067-4849-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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