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Título: A compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 8 anos : estudo da adaptação portuguesa do TEC
Autor: Gameiro, Sílvia Selgas 
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Palavras-chave: Ambiente familiar; Interações pais-filhos
Data: 28-Set-2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: A compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 8 anos: estudo da adaptação portuguesa do TEC
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Tem vindo a ser amplamente demonstrado que a competência emocional, cuja componente essencial reside na compreensão das emoções, se desenvolve entre os 18 meses e os 12 anos de idade. Com este estudo, pretendeu-se analisar o perfil de desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 8 anos, a frequentar os 1º, 2º e 3º anos de escolaridade, numa escola pública do distrito de Coimbra, através da aplicação do Test of Emotion Comprehension. Procurou-se, ainda, perceber a influência que as características sócio-demográficas das famílias dos sujeitos desempenham na sua capacidade de compreensão das emoções e se o desenvolvimento desta capacidade se relaciona com o ajustamento social e escolar evidenciado pelas crianças. Os resultados demonstraram que a capacidade das crianças compreenderem as emoções aumenta, claramente, com a idade e, quando comparados com os de outros contextos, levam-nos a concluir que a forma como se processa o desenvolvimento desta capacidade depende da cultura na qual as crianças estão inseridas.
It has been widely demonstrated that emotional competence, of which the essential component is the understanding of emotions, develops between the ages of 18 months to 12 years of age. The aim of this study is to analyze the development profile of the comprehension of emotions in 6 to 8 year old children, attending the 1st, 2nd and 3rd grades in a public school, belonging to the district of Coimbra, by applying the Test of Emotion Comprehension. The intention is also to understand the role played by the families’ social and demographic characteristics, how it influences the subject’s capacity to understand emotions and if the development of this capacity is related to the social and school adjustment evidenced by children. The results show that children’s capacity to comprehend emotions increases, clearly, with age and, when compared with others from different contexts, lead us to conclude that the way this capacity develops depends on the culture to which the children belong
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento , apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/22659
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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