Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/22441
Title: A compreeensão das emoções em crianças dos 9 aos 11 anos : estudo da adaptação portuguesa do TEC
Authors: Nunes, Joana Filipa Sousa 
Orientador: Borges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco
Keywords: Emoções, criança
Issue Date: 30-Oct-2012
Serial title, monograph or event: A compreeensão das emoções em crianças dos 9 aos 11 anos : estudo da adaptação portuguesa do TEC
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este estudo pretende contribuir para a adaptação da versão portuguesa do Test of Emotion Comprehension - TEC (Pons & Harris, 2000; Pons, Harris & de Rosnay, 2004) através da análise do desenvolvimento da compreensão emocional em crianças com idades compreendidas entre os 9 aos 11 anos. Foram avaliadas alguns indicadores sociobiográficos, o envolvimento parental e o ajustamento comportamental da criança no contexto escolar para explorar o papel destas variáveis no nível de compreensão emocional. A amostra utilizada abarca 81 crianças com idades compreendidas entre os nove e os onze anos, tendo sido administrado os seguintes instrumentos: a adaptação portuguesa do TEC, realizada por Paixão, Franco-Borges e Roazzi, com vista a um estudo transcultural sobre o desenvolvimento da compreensão emocional; a adaptação portuguesa do Teacher’s evaluation of student’s conduct - TESC (Rohner 2008; Franco- Borges, Vaz-Rebelo, & Machado, 2008), para avaliar a perceção dos professores sobre o ajustamento comportamental da criança em contexto escolar; um questionário sociobiográfico contendo algumas questões sobre o contexto familiar e o envolvimento parental. Os resultados indicam uma relação positiva entre as habilitações literárias da mãe (mas não do pai) e o nível de compreensão das emoções e a inexistência de diferenças em função do género. A ordenação dos componentes da compreensão emocional revelou algumas discrepâncias com os dados recolhidos noutros contextos socioculturais, designadamente ao nível da compreensão do papel das crenças na experiência emocional.
This study aims to contribute to the Portuguese adaption of the Test of Emotion Comprehension -TEC (Pons & Harris, 2000; Pons, Harris & de Rosnay, 2004) through the emotional comprehension analyze of children between 9 and 11 years old. It was evaluated some demographic variables, the parental involvement, and the conduct adjustment in school setting according to teachers’ perception, in order to explore their role in emotional development. We used a sample of 81 children aged between 9 and 11 years old and the instruments were the follow ones: Portuguese adaptation of TEC, made by Paixão, Franco-Borges and Roazzi, in order a transcultural study on emotion comprehension development; Portuguese adaptation of Teacher’s evaluation of student’s conduct - TESC (Rohner 2008; Franco-Borges, Vaz- Rebelo, & Machado, 2008), to evaluate teachers’ perception on student conduct in school setting; a demographic questionnaire, including some questions on family context, and on family involvement. The results show a positive relation between mother’s academic level (but not father’s academic level) and emotional comprehension’s level, and no gender differences. The emotional dimensions order revealed some discrepancies with other sociocultural contexts, regarding the beliefs’ role on emotional understanding.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/22441
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 5

1,628
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

811
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.