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Título: A divulgação da informação ambiental : um estudo com empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da Península Ibérica
Autor: Carneiro, Célia Maria Braga 
Orientador: Silva, Patrícia Pereira
Santos, Ariovaldo
Palavras-chave: Divulgação ambiental; Global Reporting Initiative -- orientações; Meio ambiente; Stakeholders; Agência Nacional de Energia Elétrica -- Brasil; Agência Nacional de Energia Elétrica -- orientações
Data: 5-Fev-2013
Citação: CARNEIRO, Célia Maria Braga - A divulgação da informação ambiental : um estudo com empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da Península Ibérica. Coimbra, 2012. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/22026
Resumo: A divulgação ambiental tem sido ampliada de forma voluntária ou obrigatória no âmbito mundial, desde a década de 1990. Os principais meios para divulgar são o relatório ambiental ou de sustentabilidade e a Internet. No setor de energia elétrica, no Brasil e na Península Ibérica, as empresas fazem divulgação voluntária utilizando as orientações internacionais da Global Reporting Initiative (GRI). No Brasil, o agente regulador definiu as orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a elaboração do Relatório Socioambiental, que é de publicação voluntária. Na Espanha, há uma normalização obrigatória específica do setor e uma abrangente. Em Portugal, há uma legislação ampla, que também se aplica às empresas da indústria de energia elétrica. O estudo da divulgação ambiental voluntária foi analisado no Brasil e na Península Ibérica, visando a cumprir o objetivo geral e os específicos. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os fatores determinantes do nível da divulgação da informação ambiental nas empresas do setor de energia elétrica no Brasil, considerando a pressão dos stakeholders externos, no exercício de 2007 e no período de 2006‐2009. Os objetivos específicos consideram: identificar o nível da divulgação da informação ambiental no Brasil e na Península Ibérica, analisar a relação entre a variável nível da divulgação da informação ambiental e as variáveis período de publicação e atividade exercida pela empresa no Brasil; e, avaliar a relação entre a variável nível da divulgação da informação ambiental e a localização geográfica da empresa no Brasil e na Península Ibérica. A investigação utilizou duas amostras. A coleta de dados foi realizada com análise documental e de conteúdo, no período de 2006‐2009 e com indexação binária da métrica. A primeira amostra foi formada por 60 empresas do setor elétrico brasileiro e uma métrica de 90 indicadores da GRI e da ANEEL. Com esta amostra, foram realizados dois estudos com análise qualitativa, que utilizou a técnica da análise de correspondência. E, na análise quantitativa, foram utilizados modelos de análise de regressão múltipla (2007) e de dados em painel (2006‐2009), com seis variáveis independentes para identificação dos fatores determinantes da divulgação ambiental no setor elétrico brasileiro. A segunda amostra foi formada por 21 empresas brasileiras, quatro portuguesas e seis espanholas. A métrica viii foi formada por 34 indicadores da GRI e foi utilizada a técnica de análise de correspondência. Os resultados indicaram como conclusão que a análise de regressão múltipla, em 2007, identificou a variável pressão do agente regulador e divulgação da informação ambiental no Relatório de Sustentabilidade como os fatores determinantes da divulgação ambiental no exercício. As variáveis pressão do governo, pressão do acionista/investidor, desempenho econômico e controle acionário não foram significativas. A análise de dados em painéis, com modelo de efeitos aleatórios, identificou que a variável pressão do agente regulador, pressão do acionista/investidor e divulgação da informação ambiental no Relatório de Sustentabilidade são os fatores determinantes da divulgação ambiental no Brasil, no período de 2006‐2009. As variáveis pressão do governo, desempenho econômico e controle acionário não foram significativas no modelo. As análises de correspondência da amostra brasileira confirmaram que houve evolução positiva na divulgação ambiental no período em estudo, e que a divulgação do relatório socioambiental da ANEEL contribuiu para o incremento no nível da divulgação. Quanto à análise da divulgação considerando as atividades das empresas, o destaque é para o grupo de distribuidoras de energia. As transportadoras exibiram o pior desempenho. A análise de correspondência da amostra brasileira e da Península Ibérica confirmou que as empresas possuidoras do melhor desempenho na divulgação ambiental são as espanholas. Os acionistas/investidores, clientes/consumidores, colaboradores, comunidade/sociedade, o governo, o agente regulador e os fornecedores destacaram‐se como os principais stakeholders no Brasil e na Península Ibérica.
Descrição: Tese de doutoramento em Gestão de Empresas (Contabilidade), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/22026
Direitos: openAccess
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FEUC- Teses de Doutoramento

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