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https://hdl.handle.net/10316/21820
Título: | Atividades experimentais nas ciências naturais : duas abordagens pedagógicas de um tema | Autor: | Barros, Maria do Carmo da Silva | Orientador: | Silva, Maria Helena Lopes Damião da Nascimento, Maria Augusta |
Palavras-chave: | Ensino das ciências, actividades experimentais | Data: | 2012 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Atividades experimentais nas ciências naturais :duas abordagens pedagógicas de um tema | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A dissertação de Mestrado Académico que intitulámos Atividades experimentais nas Ciências
Naturais: Duas abordagens pedagógicas de um tema, incide na lecionação do conteúdo
A Terra conta a sua história - Processos de fossilização, que integra o programa da disciplina
do 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Para enquadrar e esclarecer a problemática, como suporte heurístico para o trabalho empírico,
procedemos a uma recolha e sistematização das orientações normativo-legais e curriculares
veiculadas nas reformas educativas para o ensino das ciências, com particular destaque para as
ciências naturais. Nelas se destaca a importância e a obrigatoriedade da realização de atividades
experimentais, as quais são, no entanto, frequentemente consideradas atividades práticas e confundidas
com elas. Assim sendo, considerámos relevante clarificar conceitos envolvidos no
ensino das ciências, expondo, de seguida, perspetivas de diversos autores de referência em torno
da conceptualização desse ensino e das abordagens pedagógico-didáticas, tendo-se percebido
uma acentuada falta de consenso teórico.
Em termos empíricos, centrando-nos na estratégia de controlo de variáveis aplicável às
atividades experimentais, empreendemos um estudo com o qual procurámos testar a eficácia,
em termos de aprendizagem, de duas abordagens pedagógico-didáticas distintas: a “instrução
direta” e a “aprendizagem pela descoberta”. Tais abordagens foram usadas na lecionação do
tema acima referido em dois grupos equivalentes de alunos: o primeiro recebeu indicações claras
e precisas, quer sobre o conteúdo em estudo, quer sobre a pertinência de se controlarem variáveis
quando se realizam atividades de carácter experimental; o segundo apenas recebeu algumas
sugestões. Ambos os grupos foram sujeitos a pré-teste e a pós-teste.
Os dados recolhidos indicam que o grupo sujeito a “instrução direta” conseguiu uma alteração
de resultados académicos mais significativa, quer relativamente à aquisição de conhecimentos
quer sobre o conhecimento da importância do controlo de variáveis nas atividades experimentais,
embora neste último aspeto a melhoria não fosse tão expressiva.
Deste estudo decorrem implicações para a organização e supervisão do ensino e formação
de professores. The current work, entitled Experimental activities in natural sciences: two pedagogic approaches to a topic, focuses on the content The Earth tells its story – Fossilization Processes, that makes part of the natural sciences intermediate curriculum. To situate and clarify the issue, as a heuristic support for the empirical work, we made a collection and systematization of legal and curriculum guidelines conveyed in educational reforms to science education, with particular emphasis on the natural sciences. These conclusions highlight the importance and obligation of performing experimental activities, which are, however, often considered practical activities and confused with them. Therefore, we considered relevant to clarify some concepts inherent to this subject, and we exposed afterwards, the perspectives of several authors of reference considering the conceptualization of teaching and pedagogical-didactic approaches. As a result, we noticed that there’s a real lack of theoretical consensus. In empirical terms, focusing on the control strategy variables applicable to experimental activities, we undertook a study which sought to test the effectiveness of two distinct pedagogical-didactic approaches: a "direct instruction" and "learning by searching." Such approaches were used in the above theme and with two similar groups of students: the first received clear and accurate instructions, not only about the content in that study, but also about the relevance of controlling variables when performing experimental activities; the second just received some suggestions. Both groups were submitted to a pre-test and to a post-test. The data collected indicate that the group submitted to "direct instruction" got better school results, either with regard to knowledge acquisition or to knowledge about the importance of controlling variables in experimental activities, although they were not so good in this last aspect. This study brings benefits for the organization and supervision of teaching and teachers’ life-long learning. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21820 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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