Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2165
Title: Zooplâncton e ecologia larvar de crustáceos decápodes no estuário do rio Mondego
Authors: Gonçalves, Fernando José Mendes 
Orientador: Ré, Pedro Barcia
Keywords: Ecologia Animal
Issue Date: 1-Jun-1992
Citation: GONÇALVES, Fernando José Mendes - Zooplâncton e ecologia larvar de crustáceos decápodes no estuário do rio Mondego. Coimbra, 1991. p. 330.
Abstract: Palavras-chave: Zooplâncton; Ecologia; Índices e espectros de diversidade; Padrões de distribuição; Emissão; Transporte; Retenção; Recrutamento; Ritmos de migração vertical; Análise espectral; Ciclo nictemeral; Rhithropanopeus harrisii; Desenvolvimento larvar; Pontos óptimos. Durante o presente estudo foi analisada a distribuição espacio-temporal do zooplâncton superior a 200 e 500µm, durante um ano de amostragem, em baixa-mar, em situação de Lua Nova, no estuário do Rio Mondego. Foram também abordados os padrões de distribuição espacio-temporal em função do regime mareal e lunar, durante dois anos, das principais espécies de Crustáceos Decápodes, assim como fenómenos de migração vertical na coluna de água durante ciclos nictemerais, emissão e dispersão larvar (exportação e retorno a biótopos favoráveis) no meio pelágico. Em laboratório, estudou-se o desenvolvimento larvar de Rhithropanopeus harrisii em condições controladas de temperatura e salinidade.
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Ecologia Animal) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2165
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

271
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.