Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2165
Título: Zooplâncton e ecologia larvar de crustáceos decápodes no estuário do rio Mondego
Autor: Gonçalves, Fernando José Mendes 
Orientador: Ré, Pedro Barcia
Palavras-chave: Ecologia Animal
Data: 1-Jun-1992
Citação: GONÇALVES, Fernando José Mendes - Zooplâncton e ecologia larvar de crustáceos decápodes no estuário do rio Mondego. Coimbra, 1991. p. 330.
Resumo: Palavras-chave: Zooplâncton; Ecologia; Índices e espectros de diversidade; Padrões de distribuição; Emissão; Transporte; Retenção; Recrutamento; Ritmos de migração vertical; Análise espectral; Ciclo nictemeral; Rhithropanopeus harrisii; Desenvolvimento larvar; Pontos óptimos. Durante o presente estudo foi analisada a distribuição espacio-temporal do zooplâncton superior a 200 e 500µm, durante um ano de amostragem, em baixa-mar, em situação de Lua Nova, no estuário do Rio Mondego. Foram também abordados os padrões de distribuição espacio-temporal em função do regime mareal e lunar, durante dois anos, das principais espécies de Crustáceos Decápodes, assim como fenómenos de migração vertical na coluna de água durante ciclos nictemerais, emissão e dispersão larvar (exportação e retorno a biótopos favoráveis) no meio pelágico. Em laboratório, estudou-se o desenvolvimento larvar de Rhithropanopeus harrisii em condições controladas de temperatura e salinidade.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências (Ecologia Animal) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2165
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

269
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.