Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21507
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorLuís, Carla Sofia Nogueira.-
dc.date.accessioned2013-01-25T10:40:53Z-
dc.date.available2013-01-25T10:40:53Z-
dc.date.issued2012-12-26-
dc.identifier.citationLuís, Carla Sofia Nogueira - Os determinantes da performance das equipas. Coimbra, 2012.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21507-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão (Comportamento Organizacional), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.por
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo estudar a Performance das Equipas, e os seus determinantes. O modelo foi desenvolvido tendo em conta duas premissas, “eu na minha equipa” e “eu na minha organização”, que agregam a generalidade destes determinantes. O envolvimento organizacional dos colaboradores e o desempenho individual funcionarão como variáveis mediadoras nesta relação. Também serão alvo de estudo a satisfação, a realização dos colaboradores e a satisfação com a gestão, avaliando o seu impacto no desempenho. O propósito deste estudo insere-se na revisão da literatura sobre o conceito do desempenho das equipas no contexto organizacional português. Analisam-se as características organizacionais e funcionais das equipas que possam promover o envolvimento organizacional, o desempenho individual e por último a performance das equipas. Este trabalho será efetuado com base num modelo teórico de investigação, que procura explorar os resultados atitudinais dos membros das equipas em organizações a laborar no território português. No atual cenário de globalização as organizações têm de ser mais competitivas e dependem do trabalho em equipa para responder eficazmente. O bom desempenho das equipas permitirá originar organizações eficazes, com elevados níveis de produtividade, qualidade e satisfação dos seus membros no trabalho, bem como satisfazer os seus clientes, sendo estas equipas de elevado desempenho. De acordo com Jordão (2006) as pessoas que trabalham em equipa são mais produtivas (menos perdas de tempo e de materiais), produzem trabalho de qualidade superior, sentem uma maior satisfação no trabalho e incutem uma boa satisfação aos clientes. Citando Aristóteles “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente”. A excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. Trabalhar em equipa pode-se tornar um hábito após ultrapassar diversas zonas de desconforto. Atualmente, já não chega trabalhar apenas em equipa, o presente e o futuro exigem-nos equipas que consigam atingir elevados desempenhos, para que as mesmas consigam sobreviver e destacar-se.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnvolvimento organizacionalpor
dc.subjectDesempenho individualpor
dc.subjectPerformance das equipaspor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectRealização dos colaboradorespor
dc.titleOs determinantes da performance das equipaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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