Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21486
Título: A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
Autor: Gama, Rui 
Fernandes, Ricardo 
Palavras-chave: Conhecimento; Aprendizagem; Inovação; Europa dos 27; AFCM
Data: 2012
Editora: Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Citação: GAMA, Rui; FERNANDES, Ricardo - A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”. "Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo". ISSN 1677-7395. Nº 6 (2012) p. 17-25
Título da revista, periódico, livro ou evento: Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo
Número: 6
Resumo: No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias territoriais relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais das variáveis, como também unidades espaciais com caraterísticas semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21486
ISSN: 1677-7395
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Geografia - Artigos em Revistas Internacionais
I&D CEGOT - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Artigo_Gama&Fernandes_PLURIS2012_Europa_VERSÃOFINAL.pdf337.36 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.