Title: Cidades inteligentes, inteligência territorial e criatividade em Portugal. A relação entre as dimensões real e virtual dos sistemas de conhecimento e aprendizagem
Authors: Fernandes, Ricardo 
Gama, Rui 
Keywords: Cidades inteligentes;Criatividade;Território;Portugal
Issue Date: 15-Jan-2013
Series/Report no.: Cadernos de Geografia
nº28/29 (2010/2011)
Abstract: Vivemos um novo paradigma territorial baseado no conhecimento, na aprendizagem e nas novas tecnologias. As regiões portuguesas podem aparecer na actualidade como colectoras de conhecimento, com forte capacidade para a aprendizagem, a inovação e a criatividade. Independentemente das necessidades e dos agentes de desenvolvimento das regiões, os territórios têm lacunas identificadas ao nível da coordenação, da organização e da capacidade de fazerem a interpretação dos factores estratégicos de desenvolvimento regional.
É essencial criar um modelo de organização para os sistemas de conhecimento locais e regionais baseados no conceito de território inteligente. O estabelecimento de um quadro comum entre os agentes territoriais em torno de uma visão e posicionamento para o desenvolvimento deve residir na valorização das dimensões digital, inteligente e criativa, no marketing territorial estratégico e no recurso a políticas activas de conhecimento e desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/10316/21463
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernandes_Gama_CG_2010.pdf265.76 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.