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Título: Curitiba em cores : a prática do grafite e da pichação frente ao marketing urbano da capital paranaense
Autor: Pimentel, Marina de Oliveira. 
Orientador: Peixoto, Paulo
Palavras-chave: Cidades; Curitiba; Marketing urbano; Grafite; Subculturas
Data: 27-Set-2012
Editora: FEUC
Citação: Pimentel, Marina de Oliveira - Curitiba em cores : a prática do grafite e da pichação frente ao marketing urbano da capital paranaense. Coimbra, 2012
Resumo: Este projeto dissertativo busca compreender o grafite e a pichação, expressões da subcultura hip-hop, como formas de enfrentamento e contestação do marketing urbano criado para a cidade de Curitiba entre os anos 1990 e 2011. Para uma melhor compreensão acerca da temática, o projeto articulou um levantamento sobre a cultura política Lernista na capital paranaense e propôs um breve trajeto sobre a origem e a propagação da subcultura do grafite e da pichação no Brasil com ênfase ao movimento local. Também analisou os slogans oficiais da prefeitura com o objetivo de entender o fortalecimento de uma identidade local e, frente a isso, compreender a existência revanchista da subcultura no processo de retomada da cidade. Para isso, propôs-se entender Curitiba à luz de estudos etnográficos e ainda de teorias sobre cidades reais e cidades espetáculo e sobre a dicotomia Babilônia x Jerusalém.
Descrição: Dissertação de mestrado em Sociologia (Cidades e Culturas Urbanas), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21434
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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