Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2142
Título: Risk assessment for a non-target species, mosquitofish (Gambusia holbrooki), of an alternative ecotechnological approach to control crayfish infestation in rice fields.
Autor: Cabral, João Alexandre Ferreira Abel dos Santos 
Orientador: Marques, João Carlos de Sousa
Palavras-chave: Ecologia; Controlo do camarão-de-água-doce. -- Efeito sobre Gambusia holbrooki -- Estuário do Rio Mondego (Portugal)
Data: 6-Abr-2000
Citação: CABRAL, João Alexandre Ferreira Abel dos Santos - Risk assessment for a non-target species, mosquitofish (Gambusia holbrooki), of an alternative ecotechnological approach to control crayfish infestation in rice fields. Coimbra, 1999.
Resumo: A aplicação do surfactante Genapol OXD-080, não-iônico e biodegradável, nos arrozais, tem sido considerado como parte de uma abordagem ecotecnológica para mitigar os danos causados pelo lagostim vermelho da Louisiana, Procambarus clarkii, na produção de arroz. O Genapol OXD-080 apresenta-se como menos tóxico que os pesticidas (ex: paratião) comumente usados, embora ilegalmente, pelos orizicultores para controlar a actividade do lagostim nos campos de arroz. De uma forma geral, os objectivos de tal abordagem consistem em auxiliar a cultura do arroz e, simultaneamente, permitir a produção de lagostim não contaminado nos arrozais, proporcionando benefícios para ambas as actividades sem afectar significativamente outras populações animais. Por esta razão, as relações entre um peixe predador chave, a Gambusia (Gambusia holbrooki), e as suas principais presas foram estudadas no âmbito da cadeia trófica dos arrozais. O conhecimento da influência de certos factores ambientais e biológicos nestas interacções tróficas, em combinação com a informação relativa ao ciclo de vida e dinâmica populacional de G. holbrooki, bem como relativa à; determinação quantitativa dos efeitos do Genapol, permitiram avaliar (por intermédio de um modelo) a viabilidade ecológica da utilização deste tipo de surfactantes no controlo das populações de lagostim nos arrozais.
Descrição: Tese de doutoramento em Biologia (Ecologia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2142
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

210
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.