Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21414
Title: ADNMontemor : projeto de desenvolvimento para o acesso aos desportos náuticos em Montemor-o-Velho
Authors: Santos, Daniela Cristina Veiga Paiva. 
Orientador: Ferreira, Claudino
Issue Date: 23-Oct-2012
Publisher: FEUC
Citation: Santos, Daniela Cristina Veiga Paiva - ADNMontemor : projeto de desenvolvimento para o acesso aos desportos náuticos em Montemor-o-Velho. Coimbra, 2012
Abstract: Analisando o contexto desportivo da atualidade, a tendência predominante é para o alargamento crescente dos hábitos desportivos da população. Isto acontece porque o desporto tem implícito um sentido sistémico, que acompanha tendências socioculturais mais amplas, consequência não só da sua procura e da prática, mas também da influência que é exercida nos indivíduos pelas entidades que atuam no domínio desportivo. Tem-se vindo a assistir, no contexto desportivo nacional, a grandes alterações operadas no seio dos clubes desportivos tradicionais, que se reorientam nomeadamente para uma lógica de mercado, mas mantendo os seus objetivos principais. Posicionando-se neste campo de discussão, este trabalho apresenta um projeto de intervenção na área desportiva, mais precisamente na área dos desportos náuticos. Este projeto, que visa a promoção do acesso aos desportos náuticos no concelho de Montemor-o-Velho, procura responder a necessidades locais de carência desportiva na modalidade náutica de canoagem, através de recursos endógenos existentes (como é o caso do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho), num contexto de mudança numa comunidade marcadamente rural e recorrendo à parceria como estratégia de impacto territorial. Este projeto foi pensado, desenvolvido e criado no seio de uma entidade desportiva local – Clube Infante de Montemor – através de um diagnóstico de necessidades aferido pela mesma entidade e como forma de responder aos objetivos do Plano Estratégico do mesmo para o mandato 2009/2012. Tendo iniciado implementação já em Junho de 2012, encontra-se ainda numa fase embrionária. O projeto poderá contribuir para a tomada de consciência e formas de atuação que resultem em novas vias para o desenvolvimento desportivo, nomeadamente nos seguintes aspetos: aumento em quantidade e qualidade de praticantes, aumento de taxas de utilização de equipamentos desportivos e uma melhor gestão desportiva (sustentada e participada), aposta numa política desportiva de ação, com mais rigor, conhecimento da realidade e organização na sua forma de implementação.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Sociologia (Políticas Locais e Descentralização), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21414
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

581
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

988
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.