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Título: O trabalho colegial no ensino da matemática na Escola Secundária D. Inês de Castro
Autor: Vieira, António José Pereira da Silva 
Orientador: Lisboa, João Veríssimo
Palavras-chave: Cultura docente; Colaboração; Colegialidade; Perceções; Influência nos resultados dos alunos
Data: 6-Nov-2012
Editora: FEUC
Citação: Vieira, António José Pereira da Silva - O trabalho colegial no ensino de matemática na Escola Secundária D. Inês de Castro. Coimbra, 2012.
Resumo: Este estudo incidiu na análise das classificações obtidas pelos alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça e teve como objetivo averiguar a influência da aplicação de um tipo de prática de colaboração e colegialidade entre os professores de Matemática, no desempenho dos alunos à referida disciplina. Os dados para este estudo foram obtidos com base nas classificações (disponíveis no site da Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular - DGIDC) obtidas pelos alunos em dois períodos, um período anterior a 2004, correspondente a 2002 e 2003, (antes da implementação das metodologias de colegialidade) e um período após 2004, inclusive, depois da referida implementação, que decorreu até 2012. As classificações estudadas foram de dois tipos, CIF (Classificação Interna Final), correspondendo esta à média aritmética simples das classificações obtidas no final de cada ano letivo, (10º, 11º e 12º), e CE (Classificação de exame), num total de 889 classificações, correspondendo ao total de alunos internos, sendo estes os que frequentaram a disciplina de matemática A durante todo o ano letivo e foram admitidos a exame com uma nota mínima de 10 valores, que realizaram exame nacional na 1ª fase (a mais representativa) nos respetivos anos. A comparação entre os dois períodos referidos foi efetuada utilizando testes estatísticos adequados, tendo-se verificado para um nível de significância de 0,05 existirem diferenças significativas em ambas as classificações. Podemos assim constatar que o trabalho colegial implementado nos anos seguintes a 2003 será de continuar e até melhorar para que o desempenho dos alunos melhore ano após ano, isto partindo do princípio de que os exames mantêm o grau de dificuldade, o que não aconteceu, nos anos 2011 e 2012, já que os exames respetivos apresentaram um grau de dificuldade superior aos dos anos anteriores assim como uma extensão superior, exigindo assim mais tempo aos alunos para a sua resolução e originando, também, um desempenho inferior como se pode observar pelos resultados. Além do estudo das classificações, como referido atrás, os professores envolvidos neste tipo de trabalho colegial foram confrontados com algumas questões de resposta aberta sobre o mesmo, com o objetivo de perceber qual a perceção dos vários professores relativamente ao trabalho por eles próprios desenvolvido ao nível da concordância, da caracterização, das vantagens e desvantagens sentidas e por fim sobre a sua influência nos resultados dos alunos.Todas as respostas foram no sentido da concordância, uma delas até apelando a uma maior intensidade relativamente a atividades de motivação e desenvolvimento do gosto pela matemática, como por exemplo: as olimpíadas de matemática e o canguru matemático. Finalmente, podemos reforçar a ideia de que o trabalho desenvolvido pelos professores de Matemática da Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça, deve continuar, e melhorar, já que é sempre possível melhorar, pois existe ainda um longo caminho a percorrer, na procura da otimização quer dos recursos existentes quer dos resultados obtidos pelos alunos, não nos esquecendo, porém, que o empenho e a dedicação dos próprios alunos será imprescindível, pois ninguém consegue ensinar quem não quer aprender. Desejamos que este estudo seja uma mais-valia para o reforço e aperfeiçoamento do trabalho colegial entre professores no sentido de melhorarmos a prática docente, as relações entre docentes, o desempenho dos alunos e o gosto, de todos, pela matemática.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Veríssimo Lisboa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21394
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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