Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/21322
Title: | Relatório de estágio pedagógico 2011/2012 : relatório de estágio desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho no ano letivo de 2011/2012 | Authors: | Veloso, Alexandre Miguel Fernandes | Orientador: | Fachada, Miguel Cachulo, Cristina |
Keywords: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores | Issue Date: | 2012 | Abstract: | Tornar-se professor constitui um processo complexo, dinâmico e evolutivo que compreende um conjunto variado de aprendizagens e de experiências vividas ao longo de diferentes etapas formativas. O Estágio Pedagógico é sem dúvida um ponto alto na formação de um professor de Educação Física, pela sua aplicação prática de conhecimentos e pela apropriação ou desenvolvimento de competências pedagógicas de intervenção e gestão. O Relatório de Estágio Pedagógico corresponde à realização de balanço e reflexão acerca das diferentes componentes pedagógicas, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico e Relatório Final, do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Proporciona o desenvolvimento de competências e valores, como a responsabilidade e o profissionalismo no âmbito da ética profissional, bem como a capacidade de análise crítica e reflexão, de forma a que todas as ações sejam fundamentadas com base nas circunstâncias da turma, das suas dificuldades e dos seus interesses, e de forma implícita, o próprio desenvolvimento do professor estagiário. O sucesso dos alunos nas suas aprendizagens sempre foi a grande preocupação na organização e intervenção pedagógica, tanto no planeamento de cada uma das etapas de ensino como no domínio da gestão e realização em aula, na comunicação e relação com os alunos, na definição de estratégias de exercitação, nos estilos e métodos de ensino a adotar e na postura pedagógica digna e adequada à potencialização da motivação dos alunos e da sua participação em aula para o sucesso do processo de Ensino- Aprendizagem. Por tudo isto, o presente relatório está organizado por dimensões de intervenção, com a descrição do que foi realizado e a respetiva análise e reflexão de cada um dos capítulos e subcapítulos enunciados. Para além de realçar a ligação entre todas as componentes de ensino e as condicionantes envolvidas, tem como pontos chave, a diferenciação do ensino e a problemática da incorporação do desenvolvimento das capacidades motoras durante o ano letivo. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21322 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg2012_Alexandre_Veloso.pdf | 456.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.