Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21322
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFachada, Miguel-
dc.contributor.advisorCachulo, Cristina-
dc.contributor.authorVeloso, Alexandre Miguel Fernandes-
dc.date.accessioned2012-12-07T14:31:26Z-
dc.date.available2012-12-07T14:31:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21322-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractTornar-se professor constitui um processo complexo, dinâmico e evolutivo que compreende um conjunto variado de aprendizagens e de experiências vividas ao longo de diferentes etapas formativas. O Estágio Pedagógico é sem dúvida um ponto alto na formação de um professor de Educação Física, pela sua aplicação prática de conhecimentos e pela apropriação ou desenvolvimento de competências pedagógicas de intervenção e gestão. O Relatório de Estágio Pedagógico corresponde à realização de balanço e reflexão acerca das diferentes componentes pedagógicas, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico e Relatório Final, do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Proporciona o desenvolvimento de competências e valores, como a responsabilidade e o profissionalismo no âmbito da ética profissional, bem como a capacidade de análise crítica e reflexão, de forma a que todas as ações sejam fundamentadas com base nas circunstâncias da turma, das suas dificuldades e dos seus interesses, e de forma implícita, o próprio desenvolvimento do professor estagiário. O sucesso dos alunos nas suas aprendizagens sempre foi a grande preocupação na organização e intervenção pedagógica, tanto no planeamento de cada uma das etapas de ensino como no domínio da gestão e realização em aula, na comunicação e relação com os alunos, na definição de estratégias de exercitação, nos estilos e métodos de ensino a adotar e na postura pedagógica digna e adequada à potencialização da motivação dos alunos e da sua participação em aula para o sucesso do processo de Ensino- Aprendizagem. Por tudo isto, o presente relatório está organizado por dimensões de intervenção, com a descrição do que foi realizado e a respetiva análise e reflexão de cada um dos capítulos e subcapítulos enunciados. Para além de realçar a ligação entre todas as componentes de ensino e as condicionantes envolvidas, tem como pontos chave, a diferenciação do ensino e a problemática da incorporação do desenvolvimento das capacidades motoras durante o ano letivo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico 2011/2012 : relatório de estágio desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho no ano letivo de 2011/2012por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2012_Alexandre_Veloso.pdf456.03 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

215
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

136
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.