Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21320
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na EB 2/3 c/sec. José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 9º E no ano lectivo de 2011/2012
Authors: Gabriel, Carlos Manuel Ribeiro 
Orientador: Rodrigues, Maria
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Issue Date: 2012
Abstract: O Estágio Pedagógico proporciona o contacto direto com uma nova realidade de ensino tendo como objetivo promover a integração e a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação inicial, através de uma prática docente supervisionada e orientada, com vista à profissionalização de Professores de Educação Física. O presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Pedagógico, inserido no segundo ano do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e tem como propósito uma descrição das aprendizagens concretas, resultado das experiências vividas durante do processo de formação pedagógica com a turma E do 9º Ano, na Escola Básica 2, 3 c/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo no ano letivo de 2011/2012. O documento está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta a descrição das expetativas e opções iniciais em relação ao estágio, o enquadramento do meio escolar, a descrição das atividades desenvolvidas (planeamento, realização e avaliação), a justificação das decisões tomadas e a componente ético-profissional. No segundo capítulo será apresentada uma reflexão geral do ensino-aprendizagem, as dificuldades e necessidades de formação, a ética profissional, algumas questões dilemáticas e as conclusões referentes à formação individual. Para terminar, no último capítulo será aprofundado um tema, que irá retratar a importância e a aplicabilidade da Avaliação Sumativa na Educação Física. Em suma, considero que este ano de Estágio Pedagógico contribuiu para a minha formação enquanto Professor em vários níveis (pessoal, profissional, social e ética) através de um trabalho à base de conhecimento científico para o desenvolvimento do ensino aprendizagem, sendo este trabalho um reflexo consciente e verídico do trabalho desenvolvido.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21320
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1112_Carlos_Gabriel.pdf642.27 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

206
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

87
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.