Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21285
Title: Os atributos do investidor que explicam a sua propensão face ao risco na alocação das suas poupanças
Authors: Freire, Sara Filipa Rodrigues. 
Orientador: Augusto, Mário António Gomes
Rodrigues, Ana Maria Gomes
Issue Date: 23-Nov-2012
Publisher: FEUC
Citation: Freire, Sara Filipa Rodrigues - Os atributos do investidor que explicam a sua propensão face ao risco na alocação das suas poupanças. Coimbra, 2012
Abstract: Os atributos do investidor que explicam a sua propensão face ao risco na alocação das suas poupançasO nível de tolerância ao risco de um indivíduo é um dos elementos chave na aplicação das suas poupanças e, atualmente, verifica-se que a atividade bancária se tem focado cada vez mais na compreensão do perfil de investidores para a promoção dos seus produtos financeiros. O estágio curricular teve particular relevância na medida em que proporcionou um contacto direto com as diversas aplicações financeiras, bem como com os aforradores que a estas recorrem para aplicar as suas poupanças. Foi neste âmbito que se revelou o interesse de realizar o presente estudo. O principal contributo deste trabalho foi, portanto, obter conclusões relevantes quanto aos atributos dos investidores, na alocação das suas poupanças, em aplicações com maior risco. Para tal elaborou-se um questionário que foi aplicado a 141 indivíduos detentores de fundos de investimento e no tratamento de dados foi usado o método de regressão múltipla. O presente trabalho permitiu concluir que a literacia financeira, a idade, e o nível de rendimentos do agregado familiar variam positivamente com a aplicação de produtos financeiros de maior risco. O homem não apresenta maior probabilidade de deter uma proporção em aplicações financeiras de elevado risco, o que não foi de encontro aos estudos publicados. Os indivíduos reformados apresentam uma maior probabilidade de incorrer em aplicações com maior risco. Para os indivíduos solteiros e para os indivíduos com pós-graduação a probabilidade de investir em fundos de ações é superior do que para os indivíduos casados e para os que não possuem esse grau de ensino.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Mário Augusto, Ana Maria Rodrigues.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21285
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sara Freire.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

389
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

3,394
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.