Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/21272
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária com 2º e 3º ciclo Quinta das Flores junto da turma do 9º B no ano letivo 2011/2012 | Authors: | Gouveia, João Miguel Quitério Gil | Orientador: | Pinto, Francisco | Keywords: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores | Issue Date: | 2012 | Abstract: | O estágio pedagógico obriga o encarar da prática educativa, perante diversas realidades, até então conhecidas na teoria. O contexto escolar em que o Professor Estagiário é inserido oferece inúmeras oportunidades para enriquecer os conhecimentos adquiridos, e vivenciar diferentes experiências que o encaminha para a mestria na arte do ensinar. É crucial a existência dum trabalho antecipado que abrange a planificação qualitativa do método de ensino e aprendizagem, tendo em conta os objetivos pretendidos, e o fomentar da evolução pessoal e social dos alunos, aplicando diversas metodologias de gestão escolar. Assim é no âmbito destas premissas, perante uma turma heterogénea do 9º ano, que se pretende aplicar, desenvolver e otimizar todos os processos formativos tendo em conta a avaliação inicial, quebrando o ensino massivo. O presente relatório final de estágio pedagógico incluído no Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, em parceria com a Escola Secundária com 3º Ciclo Quinta das Flores, pretende relatar um período repleto de peripécias, trabalho, dedicação, aprendizagem, mas acima de tudo uma etapa recompensadora. O relatório acompanha a transição da formação curricular duradoura para uma realidade imprevisível, o aplicar de várias metodologias ditas como corretas e o adequar dos conhecimentos consoante o perfil individual de cada aluno. Serão abordadas todas as atividades fundamentais no percurso do Ensino, desde ao planeamento, realização à avaliação. É fundamental uma reflexão ao nível de todo o processo ensino aprendizagem perante a realidade encontrada durante o ano letivo. Este relatório faz um aprofundamento de um tema diretamente relacionado com o processo ensino aprendizagem dos alunos, contribuindo também para o desenvolvimento pessoal, criando estratégias para o ensino no futuro. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21272 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1112_João_Gouveia.pdf.pdf | 757.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
198
checked on Jul 16, 2024
Download(s)
412
checked on Jul 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.