Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/21272
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária com 2º e 3º ciclo Quinta das Flores junto da turma do 9º B no ano letivo 2011/2012 | Autor: | Gouveia, João Miguel Quitério Gil | Orientador: | Pinto, Francisco | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores | Data: | 2012 | Resumo: | O estágio pedagógico obriga o encarar da prática educativa, perante diversas realidades, até então conhecidas na teoria. O contexto escolar em que o Professor Estagiário é inserido oferece inúmeras oportunidades para enriquecer os conhecimentos adquiridos, e vivenciar diferentes experiências que o encaminha para a mestria na arte do ensinar. É crucial a existência dum trabalho antecipado que abrange a planificação qualitativa do método de ensino e aprendizagem, tendo em conta os objetivos pretendidos, e o fomentar da evolução pessoal e social dos alunos, aplicando diversas metodologias de gestão escolar. Assim é no âmbito destas premissas, perante uma turma heterogénea do 9º ano, que se pretende aplicar, desenvolver e otimizar todos os processos formativos tendo em conta a avaliação inicial, quebrando o ensino massivo. O presente relatório final de estágio pedagógico incluído no Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, em parceria com a Escola Secundária com 3º Ciclo Quinta das Flores, pretende relatar um período repleto de peripécias, trabalho, dedicação, aprendizagem, mas acima de tudo uma etapa recompensadora. O relatório acompanha a transição da formação curricular duradoura para uma realidade imprevisível, o aplicar de várias metodologias ditas como corretas e o adequar dos conhecimentos consoante o perfil individual de cada aluno. Serão abordadas todas as atividades fundamentais no percurso do Ensino, desde ao planeamento, realização à avaliação. É fundamental uma reflexão ao nível de todo o processo ensino aprendizagem perante a realidade encontrada durante o ano letivo. Este relatório faz um aprofundamento de um tema diretamente relacionado com o processo ensino aprendizagem dos alunos, contribuindo também para o desenvolvimento pessoal, criando estratégias para o ensino no futuro. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21272 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1112_João_Gouveia.pdf.pdf | 757.63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
191
Visto em 23/abr/2024
Downloads
276
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.