Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/21243
Título: | Relatório final de estágio desenvolvido na escola básica Nery Capucho - Marinha Grande, junto da turma do 8ª C no ano letivo de 2011/2012 | Autor: | Ramos, Liliana Ricardo | Orientador: | Nobre, Paulo | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores | Data: | 2012 | Resumo: | O mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário tem como objetivo aprofundar os conhecimentos na área Educação física, englobando um estágio pedagógico que tem como finalidade aplicar esses saberes no âmbito da lecionação da disciplina de Educação física. O objetivo deste documento é partilhar e divulgar as estratégias e opções tomadas no âmbito desse estágio pedagógico, desenvolvido com uma turma do 8ºano. Este documento surge organizado em três capítulos, explanando a contextualização da prática desenvolvida, refletindo sobre as práticas desenvolvidas e realizando um aprofundamento sobre um tema problema encontrado no âmbito na nossa intervenção como docentes. Com a contextualização da prática desenvolvida pretendi caracterizar o meio onde seria desenvolvida a minha intervenção e expor as minhas expetativas iniciais em relação ao estágio pedagógico. Este enquadramento foi essencial para a estruturação e planeamento de toda a intervenção. A reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo realizado. Nela estão incluídas as principais conclusões relativas ao sucesso ou fracasso das estratégias utilizadas junto dos alunos, com o objetivo de verificar se as metas estabelecidas foram efetivamente alcançadas. O aprofundamento do tema problema foi realizado no âmbito dos Feedbacks, mais especificamente no que diz respeito a conhecer, durante a aula, a sua frequência, efeito e preferência dos alunos pelos mesmos. Para esse efeito foram analisadas 3 aulas de 90 minutos, sendo que cada aula dizia respeito a uma fase diferente do processo ensino-aprendizagem, nomeadamente introdução, exercitação e consolidação/avaliação. A Análise foi feita através de um questionário construído para o efeito, aplicado aos alunos e à professora. Os principais resultados obtidos mostram-nos que os Feedbacks emitidos pela professora são frequentes e produzem efeitos nos alunos, no entanto a sua maior variabilidade, frequência e utilização conjunta pode melhorar significativamente a intervenção do professor nas aprendizagens dos alunos. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21243 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1112_Liliana_Ramos.pdf | 14.55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
271
Visto em 16/out/2024
Downloads
243
Visto em 16/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.