Title: Relatório final de estágio : Escola Secundária Quinta das Flores
Authors: Pereira, Luís Gabriel Cardoso 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores
Issue Date: 2010
Abstract: A problemática do ensino e da assunção da carreira docente encerra em si, a necessidade de desenvolvimento de competências fundamentais para o desempenho da função do professor. A prática pedagógica supervisionada constituiu um momento fundamental de formação pessoal e profissional, representando o timing ideal para a confrontação entre a formação teórica e o contexto real de ensino. O estágio pedagógico representou também, um momento fundamental para a formação contínua, no sentido da melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. O estabelecimento de objectivos iniciais de formação, a planificação do trabalho desenvolvido, a definição de estratégias, a avaliação de todo o processo e a reflexão sobre o mesmo, respeitaram uma estrutura metodológica que visou, não só, a formação profissional, como também, o sucesso na condução do processo de ensinoaprendizagem e sobretudo, o sucesso na aprendizagem dos alunos, através do alcance dos objectivos propostos para o desenvolvimento das suas capacidades. As actividades desenvolvidas desenrolaram-se em três domínios, processo de ensino-aprendizagem, gestão escolar e ainda, actividades extra-curriculares. Relativamente ao processo de ensino-aprendizagem, realizado com a turma B do sétimo ano de escolaridade da Escola Secundária da Quinta das Flores de Coimbra, desenvolveram-se competências ao nível da planificação anual e de ensino, ao nível da condução do ensino-aprendizagem, através da exercitação das várias dimensões de ensino e ao nível da avaliação, através da adequação do seu processo às necessidades e capacidades dos alunos. A formação pessoal e profissional oferecida pela realização do estágio pedagógico, permitiu continuar o processo de melhoria contínua na carreira docente. As aprendizagens realizadas e os conhecimentos adquiridos favoreceram a condução do processo de ensino-aprendizagem e a evolução no desempenho de um papel de liderança, necessariamente presente na função do professor.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/21208
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final Estágio Luís Gabriel Pereira.pdf248.74 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.