Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21208
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa-
dc.contributor.advisorMiranda, António-
dc.contributor.authorPereira, Luís Gabriel Cardoso-
dc.date.accessioned2012-11-22T09:44:09Z-
dc.date.available2012-11-22T09:44:09Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21208-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractA problemática do ensino e da assunção da carreira docente encerra em si, a necessidade de desenvolvimento de competências fundamentais para o desempenho da função do professor. A prática pedagógica supervisionada constituiu um momento fundamental de formação pessoal e profissional, representando o timing ideal para a confrontação entre a formação teórica e o contexto real de ensino. O estágio pedagógico representou também, um momento fundamental para a formação contínua, no sentido da melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. O estabelecimento de objectivos iniciais de formação, a planificação do trabalho desenvolvido, a definição de estratégias, a avaliação de todo o processo e a reflexão sobre o mesmo, respeitaram uma estrutura metodológica que visou, não só, a formação profissional, como também, o sucesso na condução do processo de ensinoaprendizagem e sobretudo, o sucesso na aprendizagem dos alunos, através do alcance dos objectivos propostos para o desenvolvimento das suas capacidades. As actividades desenvolvidas desenrolaram-se em três domínios, processo de ensino-aprendizagem, gestão escolar e ainda, actividades extra-curriculares. Relativamente ao processo de ensino-aprendizagem, realizado com a turma B do sétimo ano de escolaridade da Escola Secundária da Quinta das Flores de Coimbra, desenvolveram-se competências ao nível da planificação anual e de ensino, ao nível da condução do ensino-aprendizagem, através da exercitação das várias dimensões de ensino e ao nível da avaliação, através da adequação do seu processo às necessidades e capacidades dos alunos. A formação pessoal e profissional oferecida pela realização do estágio pedagógico, permitiu continuar o processo de melhoria contínua na carreira docente. As aprendizagens realizadas e os conhecimentos adquiridos favoreceram a condução do processo de ensino-aprendizagem e a evolução no desempenho de um papel de liderança, necessariamente presente na função do professor.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório final de estágio : Escola Secundária Quinta das Florespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final Estágio Luís Gabriel Pereira.pdf248.74 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

258
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

143
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.