Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2116
Title: Influência das micro esferas ocas de vidro na detonação da mistura nitrometano-polimetilmetacrilato
Authors: Góis, José Carlos Miranda 
Keywords: Termodinâmica
Issue Date: 13-Jun-1996
Citation: GÓIS, José Carlos Miranda - Influência das micro esferas ocas de vidro na detonação da mistura nitrometano-polimetilmetacrilato. Coimbra, 1995. 194 p.
Abstract: A partir de uma mistura explosiva de nitrometano-polimetilmetacrilato (NM-PMMA), na proporção mássica de 96/4%, foram preparadas misturas explosivas NM-PMMA-MEOV com a finalidade de determinar a influência que uma pequena concentração de micro esferas ocas de vidro (MEOV) induz na sensibilidade ao choque e na propagação e extinção da detonação da mistura explosiva NM-PMMA. Os programas DYNA 2D e DYNA 3D são usados na previsão da forma do colapso de uma MEOV, por acção da detonação do nitrometano. Os resultados mostram que redução da espessura e o aumento do diâmetro da MEOV contribuem para o aumento da velocidade do jacto formado com o colapso e que a redução do diâmetro da MEOV conduz a uma mudança na forma de colapso da MEOV, fazendo-a passar de um colapso assimétrico, em forma de jacto rápido, para uma situação próxima de um colapso esférico. São medidas experimentalmente a celeridade e a pressão de detonação das misturas NM-PMMA-MEOV. Os resultados obtidos são correlacionados com os resultados teóricos obtidos com diferentes equações de estado (EoS) H9, H12, HL e BKW do programa THOR. É medida a sensibilidade das misturas explosivas ao choque: por choque induzido pelo impacto de uma folha voadora de kapton, acelerada por um canhão eléctrico - "flyer plate test" e por transmissão do choque por uma barreira inerte de PMMA, a partir da detonação de NM - "gap test". O aumento da fracção mássica de MEOV (Xm) e a diminuição do diâmetro médio das MEOV (d50) conduzem à diminuição da pressão mínima de iniciação das misturas NM-PMMA-MEOV. É medido o diâmetro crítico (dc) e a espessura de extinção (Gll) das misturas NM-PMMA-MEOV, sob confinamento plástico. Os resultados mostram que uma pequena fracção mássica de MEOV é suficiente para induzir uma forte redução em dc e Gll. Entre Gll e dc obteve-se uma relação de aproximadamente 1/2. Os resultados da curvatura da frente de detonação das misturas explosivas, medidos através de uma câmara de fresta, mostram que o aumento de Xm e a diminuição de d50 contribuem para a redução da curvatura, numa relação directa com a evolução da espessura da zona de reacção.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Termodinâmica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2116
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

423
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.