Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2109
Título: Arquitectura, religião e política : igrejas de planta centralizada em Portugal no século XVII
Outros títulos: Central plan churches in Portugal in the seventeenth century : architecture, religion and politics.
Autor: Gomes, Paulo Fernando Sequeira Varela 
Orientador: Moreira, Rafael de Faria Domingues
Palavras-chave: História da Arquitectura; Igreja de planta centralizada -- Portugal -- séc.17
Data: 22-Jul-1999
Citação: Gomes, Paulo Varela- Arquitectura, religião e política : igrejas de planta centralizada em Portugal no século XVII. Coimbra, 1998.
Resumo: A dissertação descreve e discute as circunstâncias da construção, entre meados do século XVI e o final do século XVII, de várias igrejas de planta em cruz grega, circular, hexagonal, octogonal e quadrada de cantos cortados. Estas igrejas situam-se quase todas na órbita da Corte de Lisboa. Discutem-se ainda algumas arquitecturas efémeras celebrativas e funerárias, sacrários e zimbórios. Relativizando a ideia de que a Reforma Católica teria sido hostil à utilização da planta centralizada, examina-se o florescimento de igrejas de planta em cruz grega inscrita num quadrado após 1550, relacionando-o com alguns aspectos do humanismo cristão. Neste quadro, dedica-se particular atenção à igreja dos Carmelitas Descalços no seu Deserto do Buçaco e à devoção eucarística que foi, em Portugal, fonte de experiências arquitectónicas também caracterizadas pela planta centralizada - tanto nas micro-arquitecturas de sacrários e máquinas da festa do Corpo de Deus, como em edifícios de vulto. Discute-se ainda o ciclo de plantas centralizadas resultante dos intuitos celebratórios da Restauração brigantina e das conjunturas da perseguição aos cristãos-novos. A dissertação examina também algumas conjunturas peculiares : o patrocínio arquitectónico do IIº Marquês de Castelo Rodrigo em Lisboa, Madrid e Roma na primeira metade do século XVII e, no final deste, a intervenção do Arcebispo D. Luís de Sousa e as iniciativas dos Teatinos em volta do projecto de Guarino Guarini para uma igreja em Lisboa.
This dissertation discusses the building of several centrally planned churches in Portugal between the mid sixteenth and the late seventeenth centuries. Most of the discussed churches were patronized by the Crown or the Court's circle. Their plans were based on the greek-cross, the circle, the hexagon, the octagon, the square with cut corners. Some ephemeral architectures, celebratory and funerary, as well as domes and tabernacles are also discussed. The relatively high number of churches built after 1550 on a greek cross inscribed in a square plan shows that the Iberian Catholic Reformation did not fully condemn the centralized plan. The religious reasons for this are discussed in the dissertation, which dedicates a substantial number of pages to the cases of the Discalced Carmelites' church at the Buçaco Desert and to the eucaristical devotion. The latter was, in Portugal, a source of centrally planned churches tabernacles and "machines" for the Corpus Christi celebrations. The cycle of greek cross and polygonal churches built by the Bragança dinasty after 1640 is examined in its political and religious context: the celebration of an independent Portugal and the struggle against the cristãos-novos. The dissertation also discusses some specific cases : the architectural patronage of the 2nd Marquis of Castelo Rodrigo in Lisbon, Madrid and Rome in the first half of the 17th century, the action of Archbishop D. Luís de Sousa and the design of Lisbon's Theatine church by Guarino Guarini, both late 17th century cases.
Descrição: Tese de doutoramento em Arquitectura (Teoria e História da Arquitectura) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2109
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Arquitectura - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.