Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20937
Title: A casa corrente na Baixa de Coimbra : aproximação a uma estratégia de intervenção
Authors: Cunha, Sofia Isabel Carneiro da 
Orientador: Ribeiro, João Mendes
Keywords: Património histórico, Coimbra; Centro histórico, Coimbra; Baixa de Coimbra, requalificação urbana; Coimbra
Issue Date: Jul-2012
Citation: Cunha, Sofia Isabel Carneiro - A casa corrente na Baixa de Coimbra : aproximação a uma estratégia de intervenção. Coimbra : [s.n.], 2012.
Abstract: A Baixa de Coimbra é o centro da actividade da cidade e encontra-se actualmente num processo de deterioração e envelhecimento generalizado que é necessário contrariar. Com uma estrutura consolidada e uma riqueza patrimonial exemplar, acolhe sobretudo uma intensa actividade comercial. Todavia, também o comércio tem vindo a perder terreno face aos novos modelos de comércio localizados nas periferias da cidade. Por sua vez, as edificações têm sido alvo de constantes situações de abandono pela sua população, não permitindo que a zona tenha tido capacidade para atrair a habitação. É neste contexto que o projecto de intervenção da reabilitação urbana da Baixa de Coimbra pretende intervir, delineando uma estratégia para a Casa Corrente, construindo uma ponte para o futuro através de uma herança recebida, nomeadamente o património edificado e a oportunidade que ele representa na intervenção proposta. Actua-se num denominador comum, a redescoberta da cidade e da sua própria identidade, dotando-a de melhores condições de acolher a população residente e orientando a recepção de novos públicos-alvo, ultrapassando e evitando situações de estagnação e declínio. PALAVRAS-CHAVE: Baixa de Coimbra, Casa Corrente, Centro Histórico, Património, Reabilitação Urbana
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20937
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

465
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

590
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.