Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20783
Title: Estado de crescimento e especialização desportiva em jovens basquetebolistas :Estudo descritivo em jogadores de 15 e 16 anos de idade e análise do efeito da dimensão estatural na aptidão desportivo-motora
Authors: Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto 
Orientador: Silva, Manuel Joao Coelho e
Keywords: Basquetebol
Issue Date: 2003
Abstract: Objectivo: O presente estudo pretende determinar o perfil do jovem basquetebolista cadete masculino, analisar a variabilidade gerada pela idade cronológica e aferir o efeito da dimensão estatural. Metodologia: Foram observados 140 basquetebolistas cadetes masculinos, sendo posteriormente divididos em dois grupos: (i) cadetes de 15 anos de idade (n=65); (ii) cadetes de 16 anos de idade (n=75). Adicionalmente, procedeu-se à separação dos atletas de maior estatura nos dois escalões etários. Foram recolhidos os seguintes dados sobre os atletas: (i) medidas somáticas (estatura, massa corporal, 6 diâmetros, 4 circunferências e 6 pregas de gordura subcutânea); (ii) indicadores de força (impulsão vertical, sit-ups, dinamometria manual e lançamento da bola medicinal de 2kg); (iii) capacidade aeróbia máxima; (iv) testes de habilidades específicas do basquetebol (lançamento, passe, drible e deslizamento defensivo). Para analisar os resultados, recorremos à estatística descritiva e ao t-test, que nos permitiram determinar o nível de significância entre as variáveis nos dois escalões etários. Estes instrumentos facultaram-nos ainda a inferência do nível de significância das variáveis do grupo de atletas de maior estatura, relativamente aos restantes basquetebolistas. Conclusões: (i) aos 15 e 16 anos, os basquetebolistas apresentam perfis antropométricos parcialmente distintos, dado existirem algumas diferenças significativas nas medidas de dimensionalidade e composição corporal; (ii) os indicadores de aptidão desportivo-motora que melhor distinguem os basquetebolistas cadetes de diferentes idades são as provas de aptidão física; (iii) os atletas de maior estatura, aos 15 e 16 anos, apresentam um perfil semelhante aos restantes atletas da amostra nas provas técnicas e de aptidão física.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20783
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa.pdf97.29 kBAdobe PDFView/Open
MONOGRAFIA.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

352
checked on Oct 8, 2024

Download(s) 10

1,931
checked on Oct 8, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.