Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20783
Title: Estado de crescimento e especialização desportiva em jovens basquetebolistas :Estudo descritivo em jogadores de 15 e 16 anos de idade e análise do efeito da dimensão estatural na aptidão desportivo-motora
Authors: Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto 
Orientador: Silva, Manuel Joao Coelho e
Keywords: Basquetebol
Issue Date: 2003
Abstract: Objectivo: O presente estudo pretende determinar o perfil do jovem basquetebolista cadete masculino, analisar a variabilidade gerada pela idade cronológica e aferir o efeito da dimensão estatural. Metodologia: Foram observados 140 basquetebolistas cadetes masculinos, sendo posteriormente divididos em dois grupos: (i) cadetes de 15 anos de idade (n=65); (ii) cadetes de 16 anos de idade (n=75). Adicionalmente, procedeu-se à separação dos atletas de maior estatura nos dois escalões etários. Foram recolhidos os seguintes dados sobre os atletas: (i) medidas somáticas (estatura, massa corporal, 6 diâmetros, 4 circunferências e 6 pregas de gordura subcutânea); (ii) indicadores de força (impulsão vertical, sit-ups, dinamometria manual e lançamento da bola medicinal de 2kg); (iii) capacidade aeróbia máxima; (iv) testes de habilidades específicas do basquetebol (lançamento, passe, drible e deslizamento defensivo). Para analisar os resultados, recorremos à estatística descritiva e ao t-test, que nos permitiram determinar o nível de significância entre as variáveis nos dois escalões etários. Estes instrumentos facultaram-nos ainda a inferência do nível de significância das variáveis do grupo de atletas de maior estatura, relativamente aos restantes basquetebolistas. Conclusões: (i) aos 15 e 16 anos, os basquetebolistas apresentam perfis antropométricos parcialmente distintos, dado existirem algumas diferenças significativas nas medidas de dimensionalidade e composição corporal; (ii) os indicadores de aptidão desportivo-motora que melhor distinguem os basquetebolistas cadetes de diferentes idades são as provas de aptidão física; (iii) os atletas de maior estatura, aos 15 e 16 anos, apresentam um perfil semelhante aos restantes atletas da amostra nas provas técnicas e de aptidão física.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20783
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa.pdf97.29 kBAdobe PDFView/Open
MONOGRAFIA.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.