Title: Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: Estudo do nível de proficiência em Inglês e Português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
Authors: Soares, Andreia 
Pereira, Marco 
Canavarro, José Manuel Portocarrero 
Keywords: Ensino Superior;Sucesso académico;Proficiência linguística
Issue Date: 2010
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Entre as “competências do século XXI”, um dos termos mais ubíquos dos debates internacionais sobre Educação, o domínio das línguas materna e estrangeiras, particularmente do Inglês, é apontado como indispensável para uma comunicação perspícua numa aldeia-global (a sociedade sem fronteiras e interdependente deste século). Estudos realizados com alunos do Ensino Superior português têm demonstrado lacunas nas competências linguístico-comunicativas, na sua língua materna e no Inglês, situação que limita o acesso e a produção de conhecimento e a mobilidade e compromete o sucesso académico e profissional. O presente artigo visa a divulgação e a reflexão sobre os dados obtidos na aferição da proficiência em Inglês e em Português dos alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2007/2008, a fim de conhecer a proficiência linguística da amostra, a variabilidade desta variável em função de algumas características sociodemográficas e relativas ao perfil do estudante, bem como a relação entre os dois níveis de proficiência linguística medidos.
URI: http://hdl.handle.net/10316/20687
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 Competências do século XXI, transição para o ES e sucesso académico.pdf307.4 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.