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https://hdl.handle.net/10316/20687
Título: | Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra | Outros títulos: | The 21st century skills, transition to higher education and academic success: English an Portuguese languages proficiency of freshmen from University of Coimbra | Autor: | Soares, Andreia Pereira, Marco Canavarro, José Manuel Portocarrero |
Palavras-chave: | Competências do século XXI”; Ensino superior; Proficiência linguística; Sucesso académico; Transição; Academic success; Higher education; Linguistic proficiency; "The 21st-century skills"; Transition | Data: | 2010 | Editora: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Projeto: | POCI/C/04.01.02/0143/0001/2006 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Portuguesa de Pedagogia | Volume: | 44 | Número: | 2 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Entre as “competências do século XXI”, um dos termos mais ubíquos dos debates internacionais sobre Educação, o domínio das línguas materna e estrangeiras, particularmente do Inglês, é apontado como indispensável para uma comunicação perspícua numa aldeia-global (a sociedade sem fronteiras e interdependente deste século). Estudos realizados com alunos do Ensino Superior português têm demonstrado lacunas nas competências linguístico-comunicativas, na sua língua materna e no Inglês, situação que limita o acesso e a produção de conhecimento e a mobilidade e compromete o sucesso académico e profissional. O presente artigo visa a divulgação e a reflexão sobre os dados obtidos na aferição da proficiência em Inglês e em Português dos alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2007/2008, a fim de conhecer a proficiência linguística da amostra, a variabilidade desta variável em função de algumas características sociodemográficas e relativas ao perfil do estudante, bem como a relação entre os dois níveis de proficiência linguística medidos. Among "the 21st-century skills", one of the most ubiquitous terms in international education debates, the ability to use the mother tongue and foreign languages, specifically English, is pointed out as vital to communicate with clearness in a global-village (the borderless and interdependent society of this century). Studies with Portuguese students in higher education have shown shortcomings in linguistic-communicative skills, in their mother tongue and in English, which compromises knowledge access and production, mobility, and academic and professional success. This paper aims to disclose and discuss data collected through English and Portuguese languages proficiency tests in a sample of first-year students from University of Coimbra (academic year 2008/2009), in order to evaluate linguistic proficiency level, the variability of it in relation to some sociodemographic or student profile variables, as well as the relationship between the two levels of language proficiency. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/20687 | ISSN: | 0870418X 16478614 |
DOI: | 10.14195/1647-8614_44-2_7 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
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2010 Competências do século XXI, transição para o ES e sucesso académico.pdf | 307.4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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