Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20514
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
dc.contributor.authorBrites, Sandra Maria dos Santos Gonçalves-
dc.date.accessioned2012-07-27T14:28:07Z-
dc.date.available2012-07-27T14:28:07Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20514-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra.por
dc.description.abstractEste relatório de estágio é uma síntese e uma breve reflexão que descreve um longo percurso realizado e consequente introspecção sobre ele, na Escola Infante D. Pedro em Buarcos, no ano lectivo de 2009/2010. Tem ainda como objectivo apresentar as experiências vividas num estágio supervisionado e realizado no âmbito do mestrado em ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra. O estágio supervisionado é visto como um processo de aprendizagens fundamentais e vem de alguma forma colmatar lacunas existentes aquando da formação inicial, essencial em qualquer carreira profissional. Com esta vivência houve oportunidade de realizar várias acções pedagógicas em conjunto com o professor coordenador, desde a planificação das unidades didácticas, aulas, processo de avaliação final dos alunos e inúmeras actividades, onde apreendi diferentes conceitos e novas perspectivas. Neste relatório é comentado todo um conjunto de actividades desenvolvidas na comunidade escolar. A maior relevância desta experiência foi o enorme contributo efectivo para a minha formação, visto que a minha formação inicial não abrangia nem dava resposta a todas as necessidades da realidade escolar actual. Neste relatório é também avaliada e descrita a formação como essência da docência. Considero que unicamente a formação académica não fomenta uma actuação no terreno efectivamente transformador e eficaz. Os estágios realizados nestes moldes, podem complementá-la, pois a formação de um professor será sempre um processo inacabado... “No sistema educativo, os futuros profissionais de Educação Física têm no Estágio a última oportunidade para se aperceberem das diferenças que separam a sua preparação teórica e a sua preparação prática, bem como das lacunas que ainda têm que preencher para enfrentar, sem problemas, as situações técnico-pedagógicas do ensino-aprendizagem.”por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final: estágio pedagógico Escola E. B. 2-3 Infante D. Pedro-Buarcospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9619-8618-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIOFINALESTÁGIOSANDRAnovo.pdf473.88 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

298
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

145
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.