Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/20502
Título: | Relatório final de estágio | Autor: | Rodrigues, Osvalda Maria Quatorze Neves | Orientador: | Silva, Elsa | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2010 | Resumo: | A profissão de professor é encarada de complexa, onde a incerteza e a ambiguidade das suas funções são o seu melhor traço definidor. Para fazer face a esta dura realidade, o professor conta acima de tudo consigo próprio, ele é, não apenas observador, mas essencialmente actor insubstituível da relação pedagógica. Deste modo, o Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Quinta das Flores no ano lectivo 2009/2010, foi encarado como uma etapa de crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos científicos nas ciências básicas da actividade física, no desenvolvimento do contexto de uma formação educacional especializada, na didáctica específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicada em situações de exercício profissional, em que as capacidades de auto-apredizagem e de resolução de problemas se articulam com competências aprofundadas de pesquisa educacional. Naturalmente que a experiência de quinze anos, permitiu enfrentar este desafio com maior maturidade e conhecimento, mas com a abertura e disponibilidade suficiente de quem, no mesmo período, foi confrontada com problemas, questões, e dificuldades. Deste modo, os momentos reflexivos, criados ao longo deste ano, foram decisivos para a melhoria das práticas profissionais. De acordo com o objectivo do mestrado, que refere a promoção da aplicação de conhecimentos num contexto alargado e multidisciplinar, de intervenção profissional, no ensino, nomeadamente com o desenvolvimento das unidades curriculares de Organização e Gestão Escolar, Projectos e Parcerias Educativas e Estágio Pedagógico. O relatório apresentado pretende contextualizar e relatar os objectivos de formação, a realidade estudada, as actividades desenvolvidas, a justificação das opções tomadas, os conhecimentos adquiridos e a avaliação de processos e produtos. A necessidade reflexiva da prática pedagógica é evidenciada nas aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e formas de resolução, na importância do trabalho individual e de grupo, no impacto do estágio na realidade escolar, nas questões dilemáticas e na necessidade de uma formação contínua. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20502 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO-Osvalda.pdf | 654.83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
264
Visto em 11/set/2024
Downloads
132
Visto em 11/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.