Title: Relatório final de estágio
Authors: Rodrigues, Osvalda Maria Quatorze Neves 
Keywords: Ensino da educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2010
Abstract: A profissão de professor é encarada de complexa, onde a incerteza e a ambiguidade das suas funções são o seu melhor traço definidor. Para fazer face a esta dura realidade, o professor conta acima de tudo consigo próprio, ele é, não apenas observador, mas essencialmente actor insubstituível da relação pedagógica. Deste modo, o Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Quinta das Flores no ano lectivo 2009/2010, foi encarado como uma etapa de crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos científicos nas ciências básicas da actividade física, no desenvolvimento do contexto de uma formação educacional especializada, na didáctica específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicada em situações de exercício profissional, em que as capacidades de auto-apredizagem e de resolução de problemas se articulam com competências aprofundadas de pesquisa educacional. Naturalmente que a experiência de quinze anos, permitiu enfrentar este desafio com maior maturidade e conhecimento, mas com a abertura e disponibilidade suficiente de quem, no mesmo período, foi confrontada com problemas, questões, e dificuldades. Deste modo, os momentos reflexivos, criados ao longo deste ano, foram decisivos para a melhoria das práticas profissionais. De acordo com o objectivo do mestrado, que refere a promoção da aplicação de conhecimentos num contexto alargado e multidisciplinar, de intervenção profissional, no ensino, nomeadamente com o desenvolvimento das unidades curriculares de Organização e Gestão Escolar, Projectos e Parcerias Educativas e Estágio Pedagógico. O relatório apresentado pretende contextualizar e relatar os objectivos de formação, a realidade estudada, as actividades desenvolvidas, a justificação das opções tomadas, os conhecimentos adquiridos e a avaliação de processos e produtos. A necessidade reflexiva da prática pedagógica é evidenciada nas aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e formas de resolução, na importância do trabalho individual e de grupo, no impacto do estágio na realidade escolar, nas questões dilemáticas e na necessidade de uma formação contínua.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/20502
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO-Osvalda.pdf654.83 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.