Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20502
Title: Relatório final de estágio
Authors: Rodrigues, Osvalda Maria Quatorze Neves 
Orientador: Silva, Elsa
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2010
Abstract: A profissão de professor é encarada de complexa, onde a incerteza e a ambiguidade das suas funções são o seu melhor traço definidor. Para fazer face a esta dura realidade, o professor conta acima de tudo consigo próprio, ele é, não apenas observador, mas essencialmente actor insubstituível da relação pedagógica. Deste modo, o Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Quinta das Flores no ano lectivo 2009/2010, foi encarado como uma etapa de crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos científicos nas ciências básicas da actividade física, no desenvolvimento do contexto de uma formação educacional especializada, na didáctica específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicada em situações de exercício profissional, em que as capacidades de auto-apredizagem e de resolução de problemas se articulam com competências aprofundadas de pesquisa educacional. Naturalmente que a experiência de quinze anos, permitiu enfrentar este desafio com maior maturidade e conhecimento, mas com a abertura e disponibilidade suficiente de quem, no mesmo período, foi confrontada com problemas, questões, e dificuldades. Deste modo, os momentos reflexivos, criados ao longo deste ano, foram decisivos para a melhoria das práticas profissionais. De acordo com o objectivo do mestrado, que refere a promoção da aplicação de conhecimentos num contexto alargado e multidisciplinar, de intervenção profissional, no ensino, nomeadamente com o desenvolvimento das unidades curriculares de Organização e Gestão Escolar, Projectos e Parcerias Educativas e Estágio Pedagógico. O relatório apresentado pretende contextualizar e relatar os objectivos de formação, a realidade estudada, as actividades desenvolvidas, a justificação das opções tomadas, os conhecimentos adquiridos e a avaliação de processos e produtos. A necessidade reflexiva da prática pedagógica é evidenciada nas aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e formas de resolução, na importância do trabalho individual e de grupo, no impacto do estágio na realidade escolar, nas questões dilemáticas e na necessidade de uma formação contínua.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20502
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO-Osvalda.pdf654.83 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

228
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

102
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.