Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/20297
Título: | Defenição dos limites de carga a impor num sistema de produção gerido de acordo com o conceito de controlo de carga | Autor: | Venade, Emanuel de Almeida | Orientador: | Silva, Cristovão | Palavras-chave: | Controlo de produção; scatter search; algoritmos geneticos; Controlo de carga | Data: | Jun-2008 | Citação: | VENADE, Emanuel de Almeida-Defenição dos limites de carga a impor num sistema de produção gerida de acordo com o conceito de controlo de carga. Coimbra:[s.n.]2008. Dissertação de Mestrado | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Defenição dos limites de carga a impor num sistema de produção gerida de acordo com o conceito de controlo de carga | Local de edição ou do evento: | Coimbra,2008 | Resumo: | O controlo de carga, apontado por alguns autores como sendo um conceito recente de planeamento e controlo de produção disponível para aplicações práticas, tem como principal objectivo o controlo das filas de espera do espaço fabril, com vista a respeitar as datas de entrega impostas pelos recursos disponíveis ou pelos seus clientes. Se as filas de espera permanecerem relativamente pequenas e controladas, os tempos de espera associados a essas filas e consequentemente os tempos de percurso no shop-floor manter-se-ão também controlados. Segundo Kingsman (2000), o lançamento imediato das ordens de produção para o shop-floor constitui uma forma de controlo pouco eficaz. O lançamento das ordens de produção, segundo o mesmo autor, torna-se eficaz se for realizado um lançamento controlado das ordens de produção para o shop-floor, envolvendo este lançamento o uso de uma pool, onde são armazenadas as ordens de produção, sendo o seu lançamento para o shop-floor realizado num instante de tempo pré-definido. Neste trabalho foram desenvolvidos dois modelos de simulação de shop-floor’s: o primeiro com uma sequência de rotas, criadas aleatoriamente, com um fluxo indirecto, chamado de job-shop puro, e o segundo com uma sequência de rotas com fluxo dominante, chamado job-shop com uma direcção de fluxo dominante. A optimização das cargas a impor aos centros de trabalho foi realizada por dois processos diferentes, o primeiro recorrendo a um optimizador em que a meta-heurística utilizada foram os algoritmos genéticos, e o segundo optimizador a ser utilizado foi o OptQuest que utiliza a meta-heurística “Scatter Search”. Os optimizadores utilizados neste trabalho foram testados variando a população inicial, no caso do optimizador que recorre à meta-heurística dos algoritmos genéticos, e no optimizador OptQuest foram variados as cargas dos centros de trabalho e o número de corridas executadas em cada simulação. Analisando os resultados obtidos através dos dois optimizadores, pode-se concluir que o OptQuest, dos optimizadores analisados neste trabalho, é aquele que melhor nos permite atingir o objectivo deste trabalho, que é determinar os parâmetros do conceito de controlo de carga, combinando um modelo de simulação com um modelo de optimização. | Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20297 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emanuel_Venade_2003115091_2008_rf.pdf | 744.39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
219
Visto em 10/set/2024
Downloads 50
353
Visto em 10/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.