Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2003
Título: Rochas calco-silicatadas a norte do Tejo : petrografia, mineralogia e geoquímica
Autor: Pinto, António Fernando Ferreira 
Palavras-chave: Mineralogia, Petrologia e Geoquímica
Data: 26-Jul-1983
Citação: Pinto, António Fernando Ferreira - Rochas calco-silicatadas a norte do Tejo : petrografia, mineralogia e geoquímica. Coimbra : Mus. Lab. Min. Geol. Univ. Coimbra, 1982.
Resumo: O estudo das rochas calco-silicatadas portuguesas a norte do Tejo permitiu verificar a ocorrência de tipos metagrauváquicos, corneanas cálcicas e escarnitos, estes dois últimos associados a intrusões de natureza granitóide e formados na sua dependência. Não foram provadas diferenças importantes entre as rochas evoluídas em afloramentos do Complexo Xisto- Grauváquico e as englobadas em formações de idade Silúrica, embora seja de assinalar tendência para maior desenvolvimento de escarnitos em áreas do complexo ante-Ordovícico. Este aspecto é particularmente notório na mancha xistosa do Douro, onde as rochas escarníticas se revelam mineralizadas em scheelite (Santo Adrião, Tabuaço, Tarouca). As estruturas zonadas, frequentes nas corneanas cálcicas e escarnitos, indicarão evolução através de processos difusivos associados a mecanismos de infiltração responsáveis pelo desenvolvimento de faixas mineralogicamente distintas. Com efeito, a associação de carbonatos e pelitos atesta existência de gradientes de aH2O e de aCO2 tamponados pelas associações minerais das diferentes rochas; os processos difusivos que se manifestam eliminarão tais gradientes com formação de estruturas zonadas. A mineralização scheelítica acompanha normalmente idocrase e fluorite ou é contida em veios de quartzo e, na maioria dos casos, parece geneticamente relacionada com as rochas graníticas. No trabalho é ainda feita a caracterização química dos diferentes tipos de rochas, assim como de várias espécies minerais delas separadas e são consideradas as condições gerais de metamorfismo e as reacções possíveis na evolução das fácies estudadas.
Descrição: Tese de doutoramento em Mineralogia e Geologia (Mineralogia, Petrologia e Geoquímica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2003
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

906
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.