Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19978
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dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.advisorVirgolino, Paula-
dc.contributor.authorSousa, Rui Pedro Lorga Raposo de-
dc.date.accessioned2012-05-15T14:46:45Z-
dc.date.available2012-05-15T14:46:45Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/19978-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.por
dc.description.abstractO investimento em processos formativos no âmbito da diferenciação e da inclusão na aula de Educação Física (EF) é apresentado neste relatório como um dos principais factores que sustentam o sucesso do Processo Ensino Aprendizagem (PEA) num contexto de Estágio Pedagógico realizado com uma turma do 8º Ano de Escolaridade. Sob a influência do paradigma construtivista, o desenvolvimento curricular é assumido como um processo que deverá centrar-se no aluno, partindo dos seus interesses e das suas necessidades, permitindo deste modo adequar os processos formativos de forma única e significativa. Reconhecendo que é possível aprender por caminhos diferentes e que, por isso, as decisões do professor têm um impacto particular sobre cada aluno, nesta experiência assume-se a ruptura com o ensino massivo. Parece fundamental investir em experiências educativas que promovam o aluno, que o incluam no processo EA, que lhe permitam tomar decisões. Neste sentido, as interacções consagradas no âmbito do espectro dos Estilos de Ensino de Mosston revelam-se uma maisvalia, que neste caso particular, parece ter contribuído para a evolução a que se assistiu. O sucesso pode ser potenciado, espera-se, trabalhando na zona de desenvolvimento proximal (ZDP), o que parece difícil, face à dimensão das turmas, à ambição dos Programas, às expectativas do professor e ao nível motor dos alunos, mas ainda assim possível. Com a Reorganização Curricular é conferida ao professor flexibilidade para promover adequadamente o Processo E-A em função da análise e interpretação dos resultados da avaliação inicial. Neste sentido, o ambiente da aula de EF é aqui concebido segundo diferentes níveis de interpretação do Programa Nacional de Educação Física, incluindo vários níveis de proficiência. A diferenciação dos objectivos, dos conteúdos, do tempo, dos espaços, das estratégias e dos grupos, parece ter convergido para o sucesso da Intervenção Pedagógica agora relatada. Neste sentido, afigura-se fundamental a regulação dos processos de formação, e como tal, a avaliação é vista como parte integrante do Processo E-A, porque só desta forma é possível promovê-lo, já que os seus efeitos são decisivos para a sua regulação e inevitavelmente para os professores e alunos, permitindo-lhes verificar a distância a que se encontram dos objectivos educativos. Este documento, é o relatório de um percurso de aprendizagem em estágio.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
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