Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19974
Title: Estudo do Sistema Metaestável B4C-Al Obtido por Síntese Mecânica
Authors: Pinto, Sara Milene Ferreira 
Orientador: Louro, Cristina
Issue Date: 14-May-2012
Citation: PINTO, Sara Milene Ferreira - Estudo do sistema metaestável B₄C-Al obtido por síntese mecânica [em linha]. Disponível em URL: http://hdl.handle.net/10316/19974. Coimbra : [s.n.], 2011. Dissertação de mestrado.
Abstract: Apesar da variedade de composições, número de técnicas de processamento e conhecida a diversidade de propriedades do B4C, é urgente encontrar (i) novos materiais baseados neste cerâmico, com propriedades específicas melhoradas, aumentar a experiência em (ii) novos processos de fabricação com impacto ecológico e económico importantes, e ainda incrementar o conhecimento do (iii) comportamento dos materiais, através da dualidade composição-microestrutura. Estes são os principais objectivos deste trabalho. O propósito final é manter a fase monolítica romboédrica do B4C, através da optimização do conteúdo de um elemento metálico de baixa densidade de forma a eliminar o polítipo minoritário, o B12(CCC). Para tal, seleccionou-se o Al. Recorreu-se à Síntese Mecânica (SM) para produzir soluções sólidas de carboneto de boro variando o teor em Al desde 2,5 até 50at.% a partir de pós comerciais. Foi possível concluir que 15 horas de síntese foram suficientes para eliminar a fase metálica CFC até teores de 25%at. Al, mantendo a estrutura romboédrica do cerâmico-base. Porém, e apesar do refinamento estrutural, não foi possível aferir da alteração dos grupos funcionais, ou seja, da cadeia principal e icosaedros. Estas misturas foram, posteriormente, sujeitas a tratamento térmico até 1200ºC, com o intuito de testar a estabilidade estrutural/transformação de fases. Conclui-se que não houve segregação de fases elementares nem de qualquer outro composto previsto nos diagramas de equilíbrio, pelo menos até valores de 25%at Al. Palavras-chave: Carboneto de Boro, Alumínio, Dopante, Síntese Mecânica, Soluções Sólidas.
Description: Dissertação de Mestrado, em Engenharia dos Materiais - Eng. Mecanica, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/19974
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-final.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.