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https://hdl.handle.net/10316/1984
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cirne, José Maria Osório de Sousa | - |
dc.contributor.author | Amaro, Ana Paula Bettencourt Martins | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:20:47Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:20:47Z | - |
dc.date.issued | 2004 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1984 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho pretende-se estudar o comportamento mecânico dos materiais compósitos de matriz epóxida reforçada com fibras longas de carbono, submetidos a solicitações de impacto a baixa velocidade. Este estudo está dividido em duas partes, na primeira das quais foi desenvolvido um modelo numérico, com a criação e implementação, no programa de elementos finitos MODULEF, de um elemento de interface, que permite prever a ocorrência de dano entre as camadas com diferentes orientações que constituem o compósito. O interesse do desenvolvimento do modelo numérico é justificado pela heterogeneidade dos materiais compósitos, inerente ao elevado número de parâmetros associados à sua produção, e ainda ao facto dos ensaios experimentais usados para caracterizar o comportamento dos materiais compósitos serem normalmente demorados e de difícil execução. O uso de elementos de interface permite obter o valor das tensões interlaminares na fronteira entre as diversas camadas que constituem o compósito, responsáveis pela ocorrência dos defeitos mais comuns neste tipo de materiais. A segunda parte deste estudo é experimental e com ela pretende-se determinar a posição e grandeza dos defeitos produzidos nas placas por uma solicitação de impacto, recorrendo a técnicas de análise produzidos nas placas por uma solicitação de impacto, recorrendo a técnicas de análise não destrutiva. Foram usadas duas técnicas de Interferometria Holográfica, o ESPI (Electronic Speckle Pattern Interferometry) e a Shearography, e ainda as técnicas Ultra – Sonoras, normalmente designadas por A- Scan e C-Scan. Com as técnicas utilizadas pretendeu-se confirmar a presença dos defeitos produzidos por solicitações de impacto de baixa velocidade, e ter uma ideia acerca da sua forma, localização e dimensão. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Mecânica Estrutural | en_US |
dc.subject | Engenharia Mecânica | en_US |
dc.title | Estudo do comportamento mecânico de materiais compósitos : utilização conjugada do método dos elementos finitos e de técnicas de interferometria holográfica e ultra-sons. | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
crisitem.author.researchunit | CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-5237-0773 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento |
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