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https://hdl.handle.net/10316/19342
Title: | A escola e as desigualdades de género : percepções de discentes do ensino secundário | Authors: | Carvalho, Maria de Fátima Santos. | Orientador: | Vieira, Cristina Maria Coimbra | Keywords: | Género; Estereótipo; Escola; Desigualdades | Issue Date: | 2011 | Publisher: | FEUC | Citation: | Carvalho, Maria de Fátima Santos - A escola e as desigualdades de género : percepções de discentes do ensino secundário. Coimbra, 2010 | Abstract: | Porquê dedicar um estudo à questão da percepção que os alunos /as têm em relação às discriminações de género na escola, quando aparentemente se acredita que a igualdade de género já foi alcançada e as estatísticas nos mostram que as raparigas estão em maior número no ensino superior do que os rapazes? Mas, a realidade é que na escola continua a haver assimetrias, quando se acha que os rapazes têm melhor performance na Educação Física, que as raparigas têm mais “jeito” para as línguas, que os rapazes se portam pior e as raparigas são mais aplicadas. Na abordagem deste tema serão apenas consideradas as categorias feminina e masculina, como unitárias, isto é, falar-se-á apenas dos rapazes e das raparigas em geral, enquanto grupos distintos, sem ter em conta as diferenciações produzidas, no seio desses mesmos grupos, por factores como a classe social ou a raça/etnia. Para identificar manifestações dos estereótipos do género, em alunos e alunas, na forma como caracterizam rapazes e raparigas, no modo como percepcionam a relação com os docentes, bem como na escolha da futura profissão, foi aplicado um questionário a 100 discentes do 12ºano de escolaridade, de diferentes áreas de estudo, pertencentes a uma escola do distrito de Leiria. Tratou-se de um estudo do tipo quantitativo, não experimental, exploratório, tendo os resultados sido analisados em função do sexo e da área de estudo dos adolescentes em questão. A Escola e as Desigualdades do Género 5 Através dos resultados foi possível verificar que os rapazes concordam mais do que as raparigas quanto à existência de diferenças de género nos comportamentos individuais de distinção entre rapazes e raparigas, no tratamento diferencial dos professores e nas desigualdades na escolha da profissão futura. A comparação entre as áreas de estudo mostrou-nos que os alunos da área de estudos socioeconómicos são os que se inclinam a uma maior percepção de diferenças nos aspectos referidos anteriormente. | Description: | Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Cristina Maria Coimbra Vieira. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/19342 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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