Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/19342
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Cristina Maria Coimbra | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria de Fátima Santos. | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-19T13:19:44Z | - |
dc.date.available | 2012-04-19T13:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, Maria de Fátima Santos - A escola e as desigualdades de género : percepções de discentes do ensino secundário. Coimbra, 2010 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/19342 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Cristina Maria Coimbra Vieira. | por |
dc.description.abstract | Porquê dedicar um estudo à questão da percepção que os alunos /as têm em relação às discriminações de género na escola, quando aparentemente se acredita que a igualdade de género já foi alcançada e as estatísticas nos mostram que as raparigas estão em maior número no ensino superior do que os rapazes? Mas, a realidade é que na escola continua a haver assimetrias, quando se acha que os rapazes têm melhor performance na Educação Física, que as raparigas têm mais “jeito” para as línguas, que os rapazes se portam pior e as raparigas são mais aplicadas. Na abordagem deste tema serão apenas consideradas as categorias feminina e masculina, como unitárias, isto é, falar-se-á apenas dos rapazes e das raparigas em geral, enquanto grupos distintos, sem ter em conta as diferenciações produzidas, no seio desses mesmos grupos, por factores como a classe social ou a raça/etnia. Para identificar manifestações dos estereótipos do género, em alunos e alunas, na forma como caracterizam rapazes e raparigas, no modo como percepcionam a relação com os docentes, bem como na escolha da futura profissão, foi aplicado um questionário a 100 discentes do 12ºano de escolaridade, de diferentes áreas de estudo, pertencentes a uma escola do distrito de Leiria. Tratou-se de um estudo do tipo quantitativo, não experimental, exploratório, tendo os resultados sido analisados em função do sexo e da área de estudo dos adolescentes em questão. A Escola e as Desigualdades do Género 5 Através dos resultados foi possível verificar que os rapazes concordam mais do que as raparigas quanto à existência de diferenças de género nos comportamentos individuais de distinção entre rapazes e raparigas, no tratamento diferencial dos professores e nas desigualdades na escolha da profissão futura. A comparação entre as áreas de estudo mostrou-nos que os alunos da área de estudos socioeconómicos são os que se inclinam a uma maior percepção de diferenças nos aspectos referidos anteriormente. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | FEUC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Género | por |
dc.subject | Estereótipo | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Desigualdades | por |
dc.title | A escola e as desigualdades de género : percepções de discentes do ensino secundário | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9814-1076 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese de mestrado em Gestão Escolar.pdf | 968.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,631
checked on Jul 23, 2024
Download(s) 5
6,612
checked on Jul 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.