Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/19301
Título: Caracterização morfológica e funcional das ginastas de artística feminina com idades compreendidas entre os sete e os onze anos de idade : estudo realizado com ginastas de alta competição da Associação de Ginástica do Norte
Autor: Pato, Alina Reste 
Orientador: Pereira, Artur Manuel Romão
Palavras-chave: Ginástica artística; Desporto de alta competição
Data: 2004
Resumo: Os objectivos do nosso estudo são: contribuir para definição de um perfil antropométrico e funcional das Ginastas de Artística Feminina, pertencentes à jurisdição da Associação de Ginástica do Norte, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos de idade; saber qual a influência das características biossociais na prática da modalidade; comparar as ginastas de artística com não praticantes do mesmo escalão etário do Concelho da Maia e verificar a evolução das características morfológicas e funcionais de cada atleta após um ano de treino, assim como determinar a estatura adulta estimada e o respectivo grau de maturação. A amostra é constituída por dezanove ginastas, inscritas na Federação Portuguesa de Ginástica, pertencentes à população da Associação de Ginástica do Norte, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos. Estas são originárias do Ginásio Clube da Maia (N=10), do Sport Clube do Porto (N=6) e do Futebol Clube de Gaia (N=3). Os resultados e as conclusões mais relevantes são os seguintes: as ginastas são mais leves, mais baixas e mais lineares que as não atletas. As ginastas tiveram um incremento na estatura e nos diâmetros do ano transacto para este ano, relativamente às pregas subcutâneas algumas aumentaram ligeiramente mas na maioria houve um decréscimo. O perfil morfológico das ginastas é semelhante ao das ginastas do resto do mundo tendo como aspectos comuns a baixa estatura, ombros largos, ancas estreitas e baixo peso. No respeitante aos valores médios dos somatótipos nos vários intervalos de idades verifica-se que as ginastas diferem das não praticantes tendo, estas últimas apresentado uma taxa elevada em endomorfia e baixa em mesomorfia, enquanto que as atletas mostram padrões contrários. O somatótipo médio das ginastas foi ectomorfo-mesomorfo. As ginastas apresentam valores maturacionais dentro do normal para a idade. No âmbito das provas funcionais, verificou-se que as atletas apresentam melhores prestações que as não praticantes. Do ano transacto para este as ginastas aumentaram a prestação no seat-and-reach em mais do dobro e na prova de velocidade diminuíram ligeiramente a prestação. Relativamente às não atletas, as ginastas apresentam valores superiores nas provas funcionais realizadas. Por último, no que respeita aos dados biossociais verificou-se que o estatuto sócio-económico dos progenitores na maioria é médio e que a média da sua estatura é mais baixa que as das não atletas, o que pode influenciar no facto da ginastas serem um grupo distinto da população em geral.
Descrição: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/19301
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Vários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
monografiaginastas.pdf2.9 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

547
Visto em 24/abr/2024

Downloads 50

570
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.