Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1916
Título: General central projection systems : modeling, calibration and visual servoing
Outros títulos: Sistemas generalizados de projecção central : modelação, calibração e controlo visual de movimento
Autor: Barreto, João Pedro de Almeida 
Orientador: Araújo, Helder
Palavras-chave: Instrumentação e controlo; Sistema catadióptrico central; Visão por computador; Calibração
Data: 13-Jan-2004
Citação: BARRETO, João Pedro de Almeida - General central projection systems : modeling, calibration and visual servoing. Coimbra, 2003.
Resumo: Os sensores catadióptricos centrais combinam câmaras convencionais com sistemas de espelhos de forma a obter imagens panorâmicas com um único centro de projecção. No entanto o modelo de projecção é altamente não linear, e as imagens apresentam propriedades geométricas muito dispares das imagens em perspectiva convencionais. Este trabalho começa por apresentar um modelo para sistemas de projecção central generalizados em que a camâra em perspectiva aparece como um caso particular. O modelo de formação de imagem é utilizado para estudar a projecção de linhas. Deduzimos várias propriedades e invariantes projectivos que são úteis tanto para reconstrução como para calibração. É demonstrado que qualquer sistema catadióptrico central pode ser integralmente calibrado a partir da imagem de um mínimo de três linhas. Um método para calibrar sensores paracatadióptricos usando imagens de linhas é proposto. A ambiguidade na estimação das cónicas onde as linhas são mapeadas é resolvida usando restrições geométricas. Os resultados experimentais mostram um desempenho claramente superior às aproximações ao problema que aparecem na literatura. Apresentamos ainda um algoritmo para estimar a imagem de linhas em imagens paracatadióptrica calibradas. O algoritmo é computacionalmente eficiente e extremamente robusto ao ruído. A matriz jacobiana para sistemas de projecção central generalizados é deduzida e estudada pela primeira vez. São realizadas experiências em estimação de pose e seguimento de corpos rígidos usando imagens catadióptricas. O último capítulo do trabalho discute a importância do sistema de coordenadas usado para referenciar os pontos no mundo. O processo de formação de uma imagem é uma transformação entre pontos no espaço 3D e pontos no plano. Uma escolha criteriosa do sistema de coordenadas pode simplificar esta transformação. Nós apresentamos uma forma sistemática de escolher o sistema de referência mais adequado a um certo sensor/aplicação.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Instrumentação e Controlo) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1916
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
phd_thesis-JPB.pdf3.7 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

469
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

384
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.