Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1908
Title: Metodologias para a análise de texturas baseadas no conceito de memória associativa
Authors: Araújo, Helder de Jesus 
Orientador: Almeida, Aníbal Traça Carvalho de
Keywords: Instrumentação e controlo; Processamento de imagem; Visão por computador
Issue Date: 16-Jun-1989
Citation: ARAÚJO, Hélder de Jesus - Metodologias para a análise de texturas baseadas no conceito de memória associativa. Coimbra, 1988.
Abstract: Nesta dissertação apresentam-se metodologias de análise de texturas baseadas no conceito de memória associativa. Em particular são apresentadas três metodologias que são comparadas experimentalmente, tendo-se determinado que a metodologia dos planos produz os melhores resultados. São avaliados os efeitos da variação de parâmetros nas "performances" do modelo baseado em planos. São considerados os efeitos de vários tipos de pré-processamento das imagens, concluindo-se que com alguns deles (alterações do histograma de níveis de cinzento e filtragem passa-baixo) é possível melhorar os resultados. Implementações do modelo dos planos que se baseiam em estimativas das probabilidades de ocorrência dos endereços das memórias associativas são também consideradas. A partir destas implementações é proposto e testado um modelo que, sem pré-processamento das imagens, permite obter melhores resultados que os conseguidos com o modelo dos planos (com pré-processamento).
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Electrotécnica, especialidade Instrumentação e Controle) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1908
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

499
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.