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https://hdl.handle.net/10316/1894
Título: | Água virtual : desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da Física e da Química | Autor: | Trindade, Jorge Alberto Pereira da Fonseca e | Orientador: | Fiolhais, Carlos | Palavras-chave: | História e Ensino da Física; Física | Data: | 27-Set-2002 | Citação: | TRINDADE, Jorge Alberto Pereira da Fonseca e - Água virtual : desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da Física e da Química. Coimbra, 2002. | Resumo: | Este trabalho descreve o uso de ambientes virtuais no ensino e aprendizagem da Física e da Química. O ambiente virtual que desenvolvemos, intitulado Água Virtual, centra-se na estrutura microscópica da água explorando os conceitos de fases da matéria, transições de fase e ainda de orbitais atómicas e moleculares. Efectuámos um estudo qualitativo com alunos dos cursos de Física, Química, Química Industrial, Engenharia Física e Engenharia Civil do primeiro ano da Universidade de Coimbra. O sistema de realidade virtual consiste num ambiente virtual composto de vários cenários, que podem ser visualizados num ecrã de computador com ou sem óculos estereoscópicos. A interacção realiza-se por meio de um rato. Averiguámos a influência de ferramentas de visualização tridimensional na compreensão de conceitos científicos por alunos com boas capacidades de aptidão espacial mas que obtiveram classificações menos boas nas disciplinas de Física e de Química do 10º ao 12º ano de escolaridade. Os resultados obtidos permitem concluir que ferramentas gráficas de visualização, que disponibilizam animações tridimensionais e possibilitam interacção e navegação, se mostraram bastante úteis na compreensão de transições de fase mas o mesmo já não aconteceu em igual medida relativamente às fases. Relativamente à compreensão conceptual de orbitais atómicas não se registaram benefícios estatisticamente significativos. O efeito de estereoscopia não se mostrou determinante na compreensão conceptual excepto no caso da melhor percepção de redes tridimensionais como a do gelo. | Descrição: | Tese de doutoramento em Física (História e Ensino da Física) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/1894 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Física - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Agua Virtual.avi | 170.06 MB | Unknown | Ver/Abrir | |
Projecto_Agua Virtual.pdf | 473.47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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