Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18747
Title: Clima de escola, participação e identidade: um olhar sobre a disciplina e o professor de educação física
Authors: Martins, Inês Marisa Rocha Taipina da Silva 
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Matos, Armanda Pinto da Mota
Keywords: Clima organizacional; Participação dos professores; Professor de educação física
Issue Date: 2010
Citation: MARTINS, Inês Marisa Rocha Taipina da Silva - Clima de escola, participação e identidade: um olhar sobre a disciplina e o professor de educação física. Coimbra, 2010
metadata.degois.publication.title: Clima de escola, participação e identidade: um olhar sobre a disciplina e o professor de educação física.
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: A presente investigação tem como propósito compreender, numa perspectiva comparativa, como é que os professores de Educação Física e os professores das outras áreas disciplinares percepcionam o Clima de Escola e o seu grau de Participação na mesma. Pretende-se, ainda, e também numa perspectiva comparativa, conhecer as percepções que os dois grupos de professores têm acerca da Identidade Socioprofissional dos professores de Educação Física. Este estudo foi realizado com uma amostra de 141 professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (60 professores de Educação Física e 81 professores de outras disciplinas), que exerciam funções docentes nas sedes de Agrupamento ou nas Escolas Secundárias Públicas dos Concelhos de Cantanhede e de Castelo Branco. Assim, para consecução do estudo, optámos por uma metodologia de natureza quantitativa, não experimental e descritiva, e recorremos ao questionário, como técnica de recolha de dados. Foi construído, no âmbito desta investigação, o questionário Identidade Socioprofissional dos Professores de Educação Física (ISPEF) e foi ainda utilizado e adaptado o questionário Clima Escolar e Participação dos Professores (CEPP). As principais conclusões deste estudo são as seguintes: (1) Os professores de Educação Física e os professores das outras disciplinas têm uma percepção positiva sobre o Clima na sua Escola, pois consideram existir um bom clima relacional entre os Professores da Escola e entre esta e a Comunidade, e possuem uma percepção favorável acerca dos Alunos e do(a) Director(a). (2) A participação dos professores, de ambos os grupos, nos diferentes momentos e tarefas da vida da escola é considerada pelos docentes, em geral, média ou elevada. (3) Quanto mais positiva é a percepção dos professores de Educação Física (acerca dos alunos e das relações entre a escola e a comunidade) e dos professores das restantes disciplinas (acerca dos alunos, da relação entre professores da escola e da relação entre a escola e a comunidade), mais elevado é o seu grau de participação na escola. (4) Os professores de Educação Física e os professores das outras disciplinas apresentam percepções muito semelhantes acerca do Estatuto Socioprofissional dos professores de Educação Física. (5) Ao nível das Representações da disciplina de Educação Física e do seu profissional, verificam-se diferenças de opiniões entre grupos, sendo que os professores de Educação Física tendem a não diferenciar a sua auto-imagem da dos outros colegas e disciplinas.
This research aims to understand, in a comparative perspective, how the Physical Education teachers and teachers from other disciplines perceive the School Climate and their degree of Participation in it. It is also intended, and in a comparative perspective, to know the perceptions that both groups of teachers have about the Socio-professional Identity of the Physical Education teachers. This study was conducted with a sample of 141 teachers for the 2nd and 3rd Cycles of Basic Education and Secondary Education (60 physical education teachers and 81 teachers of other subjects), who performed teaching duties at the headquarters of the school groupings or at Public Secondary Schools of the Counties of Cantanhede and Castelo Branco. So, for attainment of this study, we chose a quantitative methodology, non-experimental and descriptive, and we used questionnaires as the technique to collect data. As part of this research, we built the questionnaire Socio-professional Identity of Physical Education Teachers (ISPEF) and, also used and adapted, the questionnaire School Climate and Teachers Participation (CEPP). The main conclusions are as follow: (1) Physical Education teachers and teachers of other subjects have a positive perception of the climate in their school, because they feel there is a good relational climate between the School’s Teachers and the Community, and have a favorable perception about Students and the Director. (2) The participation of teachers from both groups in different moments and tasks of school life is considered by teachers in general, medium or high. (3) The more positive the perception of physical education teachers (about the students and the relationships between the school and the community) and teachers of other subjects (about students, the relationships among faculty and the relationship between the school and the community), the higher their degree of participation in school responsibilities. (4) The Physical Education teachers and teachers of other disciplines have very similar perceptions about the Socio-professional Status of Physical Education teachers. (5) At the level of Representations of Physical Education and its professionals, there are differences of opinion between groups, being that the perception of Physical Education teachers is that they do not differentiate their self-image from the teachers of other subjects, even though these have a different opinion.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18747
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Inês Marisa Martins.pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

392
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

212
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.