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Título: Estudo da relação entre centralidade e memória traumática da experiência de vergonha, estratégias de regulação emocional e psicopatologia
Autor: Rodrigues, Fábio Emanuel Santos Marques 
Orientador: Gouveia, José Augusto Pinto
Palavras-chave: Estratégias de regulação emocional; Memória traumática; Vergonha; Centralidade; Psicopatologia
Data: 2011
Citação: RODRIGUES, Fábio Emanuel Santos Marques - Estudo da relação entre centralidade e memória traumática da experiência de vergonha, estratégias de regulação emocional e psicopatologia. Coimbra,2011
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo da relação entre centralidade e memória traumática da experiência de vergonha, estratégias de regulação emocional e psicopatologia
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A vergonha é actualmente a emoção que está na vanguarda da investigação, mostrando um papel importante na compreensão da psicopatologia. A centralidade e o carácter traumático de experiência de vergonha são aspectos basilares na compreensão desta emoção. A alavanca de hipóteses deste estudo localizou-se no escasso conhecimento das características da experiência de vergonha, ocorridas na infância e adolescência, e do efeito que as estratégias de regulação emocional, oriundas do modelo da Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT), desempenham na associação das experiências de vergonha e a psicopatologia (depressão, ansiedade, stress, dissociação e ansiedade social). Assim, usámos a Entrevista de Exploração de Experiências de Vergonha (EEEV) e uma bateria de instrumentos de auto-resposta que avaliavam a centralidade, impacto traumático, psicopatologia, aceitação e mindfulness numa amostra constituída por 121 sujeitos da população geral. O primeiro objectivo do estudo foi comparar as experiências de vergonha inespecíficas e com figuras de vinculação através da relação que estabelecem com a psicopatologia e as estratégias de regulação emocional. O segundo objectivo do estudo foi analisar as estratégias de regulação emocional, especificamente a aceitação e o mindfulness, como mediadores da relação entre as experiências de vergonha e a psicopatologia. Os resultados mostram que as experiências de vergonha ocorridas com figuras inespecíficas estão associadas a uma maior diversidade e intensidade psicopatológica e a níveis mais baixos de competências de aceitação e minfulness, comparativamente com as experiências ocorridas com as figuras de vinculação. Mostram também que as estratégias de regulação emocional medeiam total ou parcialmente a relação entre as experiências de vergonha ocorridas com figuras inespecíficas ou de vinculação, na infância e adolescência, e a psicopatologia.
At the present time, shame is the emotion that is in the avant-garde of investigation, revealing an important function in the psychopathology comprehension. The centrality and traumatic memories of shame experience are base aspects for the understanding of this emotion. The hypothesis lever consisted in the sparse knowledge of the shame experience characteristics (in childhood and adolescence) and the effect of emotional regulation strategies, originated by Acceptance and Commitment Therapy (ACT), performed in the association of shame experiences and psychopathology (depression, anxiety, stress, dissociation and social anxiety). The Shame Experiences Interview and a battery of self-report questionnaires were used to assess centrality, traumatic impact, psychopathology, acceptance and mindfulness in 121 participants of the general population. The first aim of this study was to compare the non-specific shame experiences and shame experiences that involve attachment figures through the relationship that those experiences establish with psychopathology and emotional regulation strategies. The second goal was to analyze the emotional regulation strategies, specifically acceptance and mindfulness, as mediators in the relationship between shame experiences and psychopathology. Results show that non-specific shame experiences are associated with a greater diversity and intensity of psychopathological symptoms and lower levels of acceptance and mindfulness skills, when compared to shame experiences with attachment figures. Results also demonstrate that emotional regulation strategies partially and fully mediate the effects of shame experience, with nonspecific or attachment figures, on psychopathology.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Perturbações Psicológicas e Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18590
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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