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Título: Referenciais de ensino para o 1º ciclo: o caso da língua portuguesa e da matemática
Autor: Marques, Paula Fernanda Baptista 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Palavras-chave: Ensino da matemática, ensino básico; Ensino da língua materna, ensino básico
Data: 2010
Citação: MARQUES, Paula Fernanda Baptista - Referenciais de ensino para o 1º ciclo: o caso da língua portuguesa e da matemática. Coimbra,2010
Título da revista, periódico, livro ou evento: Referenciais de ensino para o 1º ciclo: o caso da língua portuguesa e da matemática
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: As orientações normativo-legais, curriculares e programáticas vigentes no sistema educativo português têm sido apontadas como um dos factores que contribuem para os fracos resultados dos alunos do Ensino Básico, em provas de avaliação de carácter nacional e internacional. Considerando essa hipótese, no presente trabalho, procurou-se conhecer os referenciais respeitantes aos objectivos que devem guiar o ensino – para quê ensinar – e às metodologias requeridas para os concretizar – como ensinar –, no âmbito da Matemática e da Língua Portuguesa, áreas disciplinares que têm revelado resultados particularmente críticos. Assim, procedeu-se a um estudo documental que consistiu numa ordenação, sistematização e apreciação minuciosa dessas orientações, patentes nos diversos textos de carácter macro que o professor deverá dominar e seguir na planificação e desenvolvimento da sua acção didáctica. Tal estudo revelou, além de várias incoerências de tipo formal e de conteúdo das orientações em causa, fragilidades relevantes quando analisadas à luz do conhecimento pedagógico actual.
The existing curricular and programmatic normative–legal guidelines in the Portuguese education system have been identified as one of the contributing factors to pupils’ poor performance in primary education, in both national and international testing. By considering this hypothesis in this study, we tried to learn the benchmarks regarding the objectives that should guide teaching – why teach – and what methodologies to – how to teach – with regards to the subjects of Mathematics and Portuguese, which have had extremely poor results. Thus, we conducted a documentary study which consisted of a detailed systematic ordering and evaluation of guidelines present in macro documents which the teachers should master and apply in the planning and development of their teaching. This study revealed several type and form guideline inconsistencies in light of current pedagogical knowledge.
Les orientations normatives, juridiques, pédagogiques et des programmes en vigueur dans le système éducatif portugais ont été identifiées comme un des facteurs qui contribuent à la mauvaise performance des élèves dans l’enseignement primaire, dans des épreuves d'évaluation de caractère national et international.En considérant cette hypothèse, avec la présente étude, nous avons cherché à comprendre les référentiels en ce qui concerne les objectifs relatifs qui devraient guider l'éducation - pourquoi enseigner - et les méthodes nécessaires pour les atteindre – comment l'enseigner - au sein des mathématiques et de langue portugaise, des secteurs disciplinaires dont les résultats se sont révélés particulièrement critiques. Ainsi, nous avons procédé à une étude documentaire qui a consisté en une sorte de mise en ordre, systématisation et l'évaluation approfondie de ces lignes directrices, traduites dans plusieurs documents de caractère macro dont les enseignants doivent maîtriser et suivre la planification et le développement de son action éducative. Telle étude a révélé, outre plusieurs incohérences de type formel et de contenu des orientations en cause, fragilités importantes quand analysées à la lumière de la connaissance pédagogique actuelle.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18515
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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