Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/18273
Título: Tecer para não ter de remendar. O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância
Autor: Vale, Vera Maria Silvério do 
Data: 9-Jan-2012
Citação: VALE, Vera Maria Silvério do - Tecer para não ter de remendar. O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância. Coimbra : [s.n.], 2012
Resumo: É durante os primeiros anos de vida que se alicerçam as competências socioemocionais manifestadas em empatia, regulação emocional, resolução de problemas, competências estas essenciais para a prontidão escolar. O presente estudo apresenta a intervenção realizada com o Programa Anos Incríveis Educadores (Webster-Stratton, 2003). Englobou crianças pré-escolares, utilizando grupo experimental e de controlo. Os resultados obtidos indicam que as educadoras que implementaram o Programa nos seus grupos descrevem as crianças, no final, como apresentando significativamente menos dificuldades do que no início e apresentando mais competências pró-sociais do que antes da implementação do Programa. Decorridos 7 meses após a intervenção os ganhos obtidos mantêm-se. Concluímos que formar educadores para providenciarem um ambiente de suporte socioemocional produz efeitos positivos no comportamento pró-social das crianças.
School readiness conceptualized in socioemotional development, self-regulation and absence of conduct problems play a key role in children’s future. This study reports the results from an intervention with the ”Incredible Years Teachers Training Program” (Webster-Stratton, 2003). Pre-school children and kindergarden teachers participated in the study. The results suggest that after exposure to participation in the Program, children from the group showed more social competence and fewer conduct problems compared to those of the control group. The results remained unaltered seven months after the end of the Program. Satisfaction with the program was very high. These findings provide support to the efficacy of this preventive Program, enhancing school protective factors and reducing child risk factors.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18273
Direitos: openAccess
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