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https://hdl.handle.net/10316/18202
Título: | Organização territorial das escolas:dinâmicas dos alunos na cidade de Coimbra | Autor: | Nogueira, João Nuno da Cunha Martins | Orientador: | Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira de Cordeiro, António Manuel Rochette |
Palavras-chave: | Escola, Coimbra; Mobilidade dos alunos, Coimbra | Data: | 2011 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Organização territorial das escolas:dinâmicas dos alunos na cidade de Coimbra | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Este trabalho de investigação apresenta uma reflexão sobre a existência de
assimetrias no território educativo da cidade de Coimbra, que tem vindo a sustentar uma
distinção algo negativa entre os colégios privados e as escolas públicas.
A par destas assimetrias, as transformações na mobilidade e da rede de acessibilidades,
alteram por completo a relação espaço-tempo, encurtando as distâncias e provocando
importantes alterações dos padrões de mobilidade dos alunos, nas transformações
demográficas e muitas das vezes na capacidade sócio-económica das famílias.
Com estas dinâmicas constantes da população, surgem novas formas de competitividade
entre as escolas, nos seus espaços de actuação e mesmo de algumas práticas de
fidelização, originando implicações nos padrões de mobilidade dos alunos e a uma
transformação dos fluxos laborais dos pais como dos fluxos escolares dos alunos,
provocando desta forma alterações drásticas das áreas de influência e dos fluxos
associados a cada estabelecimento de ensino. Por tudo isto impõe-se, naturalmente, um
processo de reorganização do parque escolar nacional, no sentido de o tornar
consentâneo, não só com a realidade actual, mas fundamentalmente com a prevista para
as próximas décadas no nosso país. This paper reflects on the differences within Coimbra’s educational territory, between private and public schools, that has been associated with a negative connotation. Along with these asymmetries, the relationship between space-time, due to changes in mobility and network access, changed completely, shortening distances and causing significant changes in patterns of student mobility, demographic changes and often, in families socio-economic capacity. These population dynamics, promotes new forms of competition between schools either in their performance or even by some students loyalty practices, making some changes in students mobility patterns and also their parents work flows, determining drastic changes within each school prompt area or flow. For all this, the national school system requires reorganization, in order to make it consistent, not only with its present reality, but mainly, for the coming decades in our country. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional (Organização e Gestão da Formação), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18202 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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