Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18201
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCouceiro, Ana Paula-
dc.contributor.authorSantos, Carla Marisa Ferreira-
dc.date.accessioned2012-01-23T13:00:15Z-
dc.date.available2012-01-23T13:00:15Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18201-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentado à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO dia-a-dia no Jardim de Infância rege-se por uma sequência de acontecimentos que por todos é apelidado de rotina. Um percurso diário, muitas vezes organizado sem uma consciência pedagógica e que tem por base a obrigatoriedade, por um lado, do cumprimento de determinados elementos como as necessidades básicas, e por outro o desenvolvimento das áreas de conteúdos propostas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Neste sentido, e tendo como base o Currículo High-Scope, por ser aquele que na educação pré-escolar mais valoriza pedagogicamente as rotinas diárias, o presente trabalho visa revelar o verdadeiro sentido da rotina nos Jardins de Infância e perceber, através da auscultação de profissionais da área, de que forma eles organizam o seu dia-a-dia no Jardim de Infância, a importância que atribuem à rotina diária e as percepções das potencialidades desses momentos.por
dc.description.abstractThe daily-life in the kindergarten is ruled by a sequence of events known by almost everyone as routines. A daily procedure, often organised without a pedagogical consciousness, it has on its basis, on one hand, the obligation to observe some elements such as the basic needs; and on the other hand the development of the thematic areas proposed by the Curriculum guidelines for preschool. Accordingly and having as a basis the High-Scope curriculum, the one which mostly values the daily routines in a pedagogical sense, this work intends to reveal the true sense of the daily-routines in this school context and understand, by consulting experts on the matter, how they organise the daily-life in the kindergarten; how important are daily routines and the perception of the potential of those moments.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJardim de infânciapor
dc.titleO dia-a-dia no Jardim de Infância:importância atribuída pelos educadores de infância aos momentos de rotinapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleO dia-a-dia no Jardim de Infância:importância atribuída pelos educadores de infância aos momentos de rotinapor
dc.peerreviewedNopor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
carla santos.pdf32.08 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 1

2,571
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 10

2,952
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.