Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/18201
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Couceiro, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Santos, Carla Marisa Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-23T13:00:15Z | - |
dc.date.available | 2012-01-23T13:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/18201 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentado à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | O dia-a-dia no Jardim de Infância rege-se por uma sequência de acontecimentos que por todos é apelidado de rotina. Um percurso diário, muitas vezes organizado sem uma consciência pedagógica e que tem por base a obrigatoriedade, por um lado, do cumprimento de determinados elementos como as necessidades básicas, e por outro o desenvolvimento das áreas de conteúdos propostas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Neste sentido, e tendo como base o Currículo High-Scope, por ser aquele que na educação pré-escolar mais valoriza pedagogicamente as rotinas diárias, o presente trabalho visa revelar o verdadeiro sentido da rotina nos Jardins de Infância e perceber, através da auscultação de profissionais da área, de que forma eles organizam o seu dia-a-dia no Jardim de Infância, a importância que atribuem à rotina diária e as percepções das potencialidades desses momentos. | por |
dc.description.abstract | The daily-life in the kindergarten is ruled by a sequence of events known by almost everyone as routines. A daily procedure, often organised without a pedagogical consciousness, it has on its basis, on one hand, the obligation to observe some elements such as the basic needs; and on the other hand the development of the thematic areas proposed by the Curriculum guidelines for preschool. Accordingly and having as a basis the High-Scope curriculum, the one which mostly values the daily routines in a pedagogical sense, this work intends to reveal the true sense of the daily-routines in this school context and understand, by consulting experts on the matter, how they organise the daily-life in the kindergarten; how important are daily routines and the perception of the potential of those moments. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Jardim de infância | por |
dc.title | O dia-a-dia no Jardim de Infância:importância atribuída pelos educadores de infância aos momentos de rotina | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | O dia-a-dia no Jardim de Infância:importância atribuída pelos educadores de infância aos momentos de rotina | por |
dc.peerreviewed | No | por |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
carla santos.pdf | 32.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 1
2,571
checked on Jul 16, 2024
Download(s) 10
2,952
checked on Jul 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.