Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18087
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dc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
dc.contributor.authorOliveira, Guilherme Augusto Ventura da Fonseca Martins de-
dc.date.accessioned2012-01-03T11:20:28Z-
dc.date.available2012-01-03T11:20:28Z-
dc.date.issued2011-12-15-
dc.identifier.citationOliveira, Guilherme Augusto Ventura da Fonseca Martins de - Feedback do superior hierárquico e criatividade : o efeito moderador dos valores culturais. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18087-
dc.description.abstractO ambiente competitivo e turbulento que as empresas contemporâneas enfrentam torna a inovação um factor essencial para as organizações que ambicionam prosperar. Contudo, para que ocorra inovação será necessário, primeiramente, que ocorra criatividade, condição essencial e precursora da inovação. Torna-se assim de suma importância a compreensão dos diversos factores que promovem o desempenho criativo dos funcionários. Na literatura sobre criatividade detectou-se um vazio relativamente aos efeitos sobre a criatividade da interacção entre os valores culturais e o feedback do superior hierárquico. O presente estudo investiga a forma como os valores culturais dos indivíduos interagem com o feedback do superior hierárquico de forma a influenciar a criatividade dos empregados. Por forma a investigar este tema distribuíram-se 2000 questionários por profissionais de saúde de um hospital português, obtendo-se uma taxa de resposta de 9.2%. A presente investigação permitiu concluir que o feedback positivo contribui de forma positiva para a criatividade; a orientação de longo prazo contribui para um aumento da criatividade; o colectivismo produz efeitos positivos na criatividade; e que o colectivismo interage com o feedback negativo do superior hierárquico e ainda que a aversão à incerteza interage com o feedback positivo do superior hierárquico. As conclusões do presente estudo proporcionam assim um conjunto de contributos inovadores para a compreensão dos mecanismos geradores de criatividade entre os empregados.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectValores culturaispor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectFuncionáriospor
dc.subjectFeedback do superiorpor
dc.titleFeedback do superior hierárquico e criatividade : o efeito moderador dos valores culturaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6067-4849-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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